Esse é o ranking das 10 cidades goianas com maior nível em sustentabilidade

Índice considera áreas como saúde, educação, igualdade de gênero e infraestrutura

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São João da Paraúna)

Um estudo identificou quais são os municípios goianos que mais se empenham em crescer de forma sustentável, garantindo qualidade de vida aos moradores.

De acordo com o Instituto Cidades Sustentáveis – cujo estudo busca atender às metas da Organização das Nações Unidas (ONU) –  os 10 que mais se destacaram compartilham diversos pontos em comum.

São 100 indicadores que abordam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), observando áreas como saúde, educação, renda, moradia, igualdade de gênero e infraestrutura.

Em Goiás, aqueles que mais se destacaram se concentram nas regiões Sul e Centro. Porém, há alguns das regiões Oeste e Norte. Entretanto, todos da lista se encontram no nível de desenvolvimento médio, entre 50 e 59 de um total de 100.

Em primeiro lugar está São João da Paraúna, que registrou 58,44. O município é seguido por Edéia (58,1), Caçu (56,66), Goiânia (56,5) e Corumbaíba (56,12).

A segunda metade da lista é ocupada por Itapuranga (56,11), Britânia (55,81), São Luís de Montes Belos (55,46), Mara Rosa (55,41) e Quirinópolis (55,17)

As cidades goianas se destacaram em ODS que contemplam saúde de qualidade, água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, indústria, inovação e infraestruturas e produção e consumo sustentáveis.

Porém, elas também compartilham os mesmos problemas, tendo registrado índices baixos no que diz respeito à erradicação da pobreza e fome, igualdade de gênero e parcerias para a implementação dos objetivos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade