A importância de um campus da UFG em Anápolis

"Precisamos construir um campus dialogando com todos os setores, integrando laboratórios, pesquisas e inovação"

Professor Marcos Professor Marcos -
Da esquerda para a direita: vereador Professor Marcos (PT); deputado Rubens Otoni (PT); reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; vice-reitor Jesiel Carvalho; e coordenador de Assuntos Institucionais da Reitoria UFG, Tasso Leite. (Foto: Divulgação)

A disposição da Reitoria da UFG em abrir conversas para implantação de um campus em Anápolis é uma notícia positiva e vou te explicar o motivo.

Um campus tem oferta de cursos de graduação e pós-graduação, o que eleva os índices de desenvolvimento do município e amplia as oportunidades de estudos para nossos jovens e toda a população.

Um campus aqui irá gerar concursos públicos para professores e técnicos, centenas de servidores que irão residir, investir e gastar seus salários em Anápolis, fortalecendo o comércio e a arrecadação de impostos.

Como cursos interessantes, um campus atrairá novos estudantes que virão de diversos outros municípios e estados, o que também agregará valor ao mercado imobiliário.

Os cursos ofertarão disciplinas, projetos e programas de extensão, o que gera atendimento da comunidade e promove desenvolvimento econômico e social.

Muita gente tem me perguntado se a UFG não irá abafar o IFG e a já tão sucateada UEG. Respondo que não.

Precisamos construir um campus dialogando com todos os setores, inclusive as IES existentes, não sombreando cursos, mas integrando laboratórios, pesquisas e inovação, criando nossa aldeia, como diria Darcy Ribeiro.

Essa ação tem necessariamente o apoio do deputado federal Rubens Otoni, que tem feito toda a interlocução entre UFG e MEC.

É preciso ainda destacar que a UFG já oferta cursos de especialização lato sensu em parceria com a Prefeitura Municipal, numa articulação muito bem trabalhada pelo deputado estadual Antônio Gomide.

Agora é hora de ouvir os movimentos sociais, setores produtivos, ACIA, sindicatos, empresários, estudantes, famílias. Qual campus queremos? Quais cursos e oportunidades nosso município precisa?

Para se ter ideia, na Cidade de Goiás, município com pouco mais de 22 mil habitantes, o campus da UFG oferta 08 graduações diferentes e tem mais de mil alunos.

Pense tudo que pode ser construído em Anápolis com nossos quase 400 mil habitantes.

Acima de questões pessoais, partidárias, ou institucionais, precisamos pensar no futuro de milhares de jovens anapolinos. Essa é uma tarefa do nosso mandato.

Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente, vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade