Apagão começou em linha da Eletrobras, diz ministro de Minas e Energia

Ministro Rui Costa, da Casa Civil, aponta também que houve falha técnica que gerou série de erros de programação

Folhapress Folhapress -
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explica os motivos do interrompimento de energia na manhã de hoje em diversos estados (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

ALEXA SALOMÃO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (16) que o apagão de terça que afetou 25 estados e o Distrito Federal começou em uma linha da Chesf, subsidiária da Eletrobras na região Nordeste.

“O evento zero, que iniciou esse processo, se deu na linha de Quixadá-Fortaleza, no estado do Ceará. Uma linha da Chesf, da Eletrobras. Foi um evento considerado, a princípio, de pequena magnitude”, afirmou Silveira.

“Ele isoladamente, como dissemos ontem, não era suficiente para causar o colapso do sistema como um todo. Mas por um erro de programação a linha “abriu” [deixou de receber energia] e levou uma série de falhas.”

Segundo Silveira, a própria Chesf já admitiu que o evento se iniciou ali.

No dia anterior, Silveira havia dito que o incidente foi gerado após uma sobrecarga no Ceará, mas evitou confirmar que a linha era do grupo Eletrobras.

Na manhã desta quarta, o ministro Rui Costa (Casa Civil), destacou que já havia sinalização de um problema dessa natureza.

“Foi erro técnico, falha técnica, precisa identificar o que foi que aconteceu. Espero que o mais rápido possível consigamos dizer à sociedade”, afirmou em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro –da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

O dia foi movimentado na porta do ministério. Políticos do Norte e Nordeste marcaram presença no MME.

O deputado Danilo Fortes (União-CE), conhecido como defensor das renováveis, especialmente eólicas, que são fortes no seu estado, veio se inteirar da situação.

Especialistas chegaram a cogitar que uma sobrecarga de energia eólica havia levado ao apagão. o que foi descartado pelo ministro na coletiva realizada na terça.

O senador Omar Aziz (PSD-AM) veio tratar da expansão do uso do gás na região Norte. Segundo ele, a região tem opções que precisam ser melhor exploradas para garantir mais segurança energética.

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) também teve agenda no ministério.

Representantes do segmento de térmicas aproveitaram a queda no fornecimento de energia para defender essa modalidade de geração como um importante seguro apagão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.