SES divulga a lista dos municípios que estão em alerta para Covid-19 em Goiás

Taxa de positividade para o vírus teve aumento expressivo no mês de agosto e cobertura vacinal segue muito abaixo do necessário

Augusto Araújo Augusto Araújo -
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou que nove municípios goianos estão em alerta para Covid-19, após o índice de contaminações ter um aumento expressivo no mês de agosto.

Segundo a pasta, a taxa de positividade para o vírus saltou de 9% para 15% ao longo das últimas semanas.

Assim, foram colocados na lista de alerta as cidades de: Anicuns, Araçu, Avelinópolis, Barro Alto, Campo Limpo de Goiás, Goiás, Heitoraí, Santa Rosa de Goiás e São João da Paraúna.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, relembrou que a principal medida para conter o avanço da doença ainda é a vacinação.

Até o momento, foram aplicadas 714.233 doses do imunizante bivalente em Goiás, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 12%, segundo a SES.

“Esse número é muito aquém do que a gente precisa. Então, a gente vem aqui chamar todos os goianos com 18 anos ou mais e que ainda não receberam a vacina bivalente para que procurem um posto de vacinação”, pediu Flúvia.

Além disso, os protocolos sanitários para o combate à Covid-19 seguem os mesmos.

Dessa forma, ainda é recomendável a higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão, e o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais que tenham diagnóstico positivo da doença.

Deve-se ter mais atenção com grupos de risco (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades), na ocorrência de surtos de síndrome gripal em determinado local ou instituição.

O uso da máscara também segue sendo recomendado para profissionais de saúde.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.