Entenda por que muitas pessoas estão desativando o modo escuro do celular

Embora seja atraente na estética, recurso pode apresentar certos malefícios para a saúde

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
pessoa que você gosta / modo escuro
(Foto: Ilustração/Rodion Kutsaiev/Pexels)

Uma nova movimentação entre os portadores de celular tem chamado a atenção e ganhado cada vez mais força entre os possuidores do aparelho. Isso porque, agora, muitas pessoas estão desativando o modo escuro do celular.

Mas engana-se quem pensa que a ação é apenas por estética ou algo semelhante. Na realidade, a nova ‘onda’ tem uma explicação capaz de surpreender aqueles que aderiam a novidade.

Quer saber quais são? Leia até o final e descubra por que a ação tem feito sucesso na web.

Entenda por que muitas pessoas estão desativando o modo escuro do celular

A opção de modo escuro vigente em muitos telefones conquistou espaços entre aqueles que tem celular, principalmente pela questão estética.

A interface moderna e agradável aos olhos foi capaz de cativar cada vez mais pessoas, que decidiram aderir a prática. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o recurso pode apresentar um lado negativo.

Um dos impactos da ação é a dificuldade na leitura. Ao aderir o modo escuro, cores claras em textos e imagens são substituídas por tons mais escuras, o que pode complicar a leitura devido à diminuição do contraste.

Além disso, a perda da nitidez pode ainda ocasionar uma fadiga visual, sendo necessário aumentar o tamanho das letras para que seja possível enxergar com clareza.

Outro ponto negativo e que tem levado muitos usuários a desativarem o modo escuro se deve a tensão ocular o recurso pode ocasionar em alguns momentos.

A explicação é que a tendência desse modo pode acentuar a luz emitida pelas telas, tornando-a ainda mais contraste em relação ao entorno.

Vale ressaltar que a exposição a esse tipo de luminosidade pode ainda causar desconforto, irritação e até mesmo desafios para conciliar o sono. Então, fica a dica!

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade