Ibama apreende partes de animais mortos no aeroporto de Guarulhos (SP)

Realizada no terminal de cargas do aeroporto, a operação encontrou também 11 mil peixes ornamentais de diversas espécies

Folhapress Folhapress -
Fiscais do Ibama no aeroporto de Guarulhos (SP), onde apreenderam partes de animais mortos – (Foto: Divulgação/Ibama)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em operação realizada em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária e com a Receita Federal, o Ibama (Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis) apreendeu diversas partes e membros de animais mortos que chegaram ilegalmente ao aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Entre as apreensões estão a cabeça de um babuíno, ratos empalados, frascos com bile de urso e cabeças de diversas aves. Segundo o Ibama, em meio às espécies encontradas estão algumas protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens.

Além disso, parte do material encontrado é considerado de risco potencial para a introdução de doenças no Brasil e estava sem a documentação de origem.

Realizada no terminal de cargas do aeroporto, a operação encontrou também 11 mil peixes ornamentais de diversas espécies.

Agentes ambientais federais bloquearam uma tentativa de exportação dos peixes para Taiwan, sem a documentação obrigatória.

Em outra frente da operação, os fiscais interceptaram remessas postais internacionais para os Estados Unidos, França e Espanha com 15 quilos de bexigas natatórias de espécies não identificadas, artesanato feito com penas de aves silvestres, como araras e papagaios, dentes de onça, jacaré e cateto, fragmentos de carapaças de quelônios, crânios de jacarés, aves de rapina, rabo de raia e corais. Os materiais foram apreendidos e os remetentes autuados.

Segundo o Ibama, um passageiro nigeriano e um chinês foram autuados por tentativa de entrar no Brasil com itens sem parecer técnico oficial ou licença da autoridade ambiental competente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade