Onda de calor em Goiás provoca riscos para crianças e idosos; saiba como se proteger

Ao Portal 6, médica explicou que ocorrências de desidratação, vômitos e desmaios são mais comuns neste período

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
(Foto: Reprodução)

A chegada da onda de calor, prevista para durar até o final de setembro, colocou Goiás em estado de alerta devido a elevada alteração nos termômetros. Com temperaturas que devem ultrapassar 40º C, autoridades e profissionais da saúde apontam para os riscos deste período.

Ao Portal 6, a médica Luciana Lemes Fernandes alerta que, com o aumento da temperatura no ambiente, muitos goianos, principalmente crianças e idosos, podem sentir “um pouco mal” devido a desidratação.

De acordo com a especialista, a falta de água pode causar vômito, mal-estar, dor de cabeça e sonolência. Ela ainda reitera que, em períodos de muito calor, ocorrências de infecções intestinais, insolação e desmaios também podem ser comuns.

“Os alimentos não são bem conservados. As pessoas podem deixá-los fora da geladeira e isso causa vômitos e diarreia”, explica.

Os alertas também apontaram para a baixa umidade, que caracteriza a onda de calor junto com o aumento das temperaturas. Segundo o Cimehgo, os índices podem chegar ao nível de deserto, abaixo de 12%.

Essa condição também afeta o aparelho respiratório. “Isso porque tem mais partículas dispersas no ar. Nós inalamos e quem é alérgico sempre sofre com mais rinite, sinusite e espirros”, explicou a médica.

Como se proteger

Segundo a médica, o maior cuidado a se tomar é o de evitar o sol. Nos dias mais quentes, ela orienta que os goianos não se exponham tanto, principalmente nos horários de pico, como 12h.

Aliado a isso, é necessário ingerir mais água, sendo que a quantidade sugerida para adultos é de 02 a 03 litros por dia.

“Além de hidratar, quanto às crianças, é bom dar mais banhos, brincar com mangueira e coisa do tipo. Assim é possível se refrescar”, apontou a Luciana.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.