Crianças precisam se equilibrar em canos para atravessar obra de ponte caída no caminho de volta da escola, em Anápolis

Cena foi registrada por uma moradora do Maracanã e tem sido recorrente desde a queda da ponte do Parque da Matinha

Samuel Leão Samuel Leão -
Moradora filma crianças atravessando ponte caída em cima de canos. (Foto: Acervo Pessoal)

Crianças uniformizadas atravessando um córrego, a uma altura de quase dois metros, se equilibrando apenas em um cano de metal gradeado. Essa cena perigosa foi registrada por uma moradora do bairro Maracanã, em Anápolis, e tem sido recorrente desde a queda da ponte do Parque da Matinha.

Ao Portal 6, a denunciante relatou que a situação tem preocupado a população local, e que não há nenhuma advertência que evite o tráfego de crianças pela área, que escolhem passar por ali para voltarem das aulas no Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista.

Isso acontece porque a antiga ponte – caída após fortes chuvas no início deste ano – ligava o Maracanã até o bairro Antônio Fernandes. Agora, para adaptar a rota sem a presença ponte, os estudantes teriam que dar uma grande volta, de mais de 2km, para chegar no mesmo destino.

Diante disso, muitas delas têm se arriscado na travessia em cima das estreitas tubulações.

“Existe um perigo eminente de acidente com os alunos que estudam no Polivalente e passam pela obra sem segurança alguma, arriscando a vida. Ligamos em todos os órgãos competentes possíveis para tentar prevenir um acidente, mas a resposta foi que é necessário que aconteça algo para que tomem providências”, desabafou a moradora.

Ela reforça que a circulação dos menores ocorre enquanto homens atuam nas obras, mas pontua que eles não interferem e sequer alertam as crianças do perigo da travessia.

Não bastasse a dificuldade de circulação na região, soma-se ainda um grande volume de terra espalhado pela via, prejudicando a qualidade de vida dos moradores.

“Estamos vivendo um transtorno diário aqui com relação à poeira e a situação é bastante simples: bastava asfaltar a rua aqui, tendo em vista que é uma rua de 30 metros, porém nunca o fazem”, completou.

Em nota, a Prefeitura de Anápolis informou que as tubulações da Saneago não devem ser utilizadas para este fim, além de reiterar que entraram em contato com a empresa, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Com a palavra, a Prefeitura de Anápolis 

“A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, informa que as tubulações da Saneago, localizadas na Avenida Independência, não devem ser utilizadas como meio de travessia não autorizada. Ressaltamos que essa prática é irregular e coloca em risco a segurança da população. Estamos em contato com a Saneago para tomar as medidas necessárias a fim de impedir essa ação e garantir a segurança na região, desencorajando o uso dos canos para travessias”.

*Colaborou Caio Henrique.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade