Após superar coma e passar em Direito na UFG, anapolino agora sonha com cadeira de rodas especial

Foram 30 dias desacordado e 3 anos de cama por conta de uma overdose, que fez João Paulo ter de reaprender até mesmo a sentar e falar

Davi Galvão Davi Galvão -
João Paulo entrou em coma por um mês após uma overdose. (Foto: Reprodução)

“Se ele sobreviver, vai passar a vida em estado vegetativo”. Foi isso que a família do anapolino João Paulo Miguel dos Santos teve de ouvir dos médicos que o trataram, ainda em 2011, quando ele, à época com 21 anos, teve uma overdose e entrou em coma – que durou mais de um mês.

Atualmente, João cursa o segundo período de Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), contrariando todas as expectativas traçadas há mais de uma década.

Em entrevista ao Portal 6, nesta terça-feira (24), já aos 33 anos, ele conta que não foi um período nada fácil, mas que em momento algum ele ou a família se deixaram limitar ou aceitaram as condições impostas.

João Paulo Miguel dos Santos antes de entrar em coma. (Foto: Reprodução)

“Foi um mês inteiro que eu passei em coma. Quando eu acordei, nem parecia que tinha passado tudo isso, mas aí eu vi que não conseguia nem falar e nem me mexer, foi um susto enorme. Eu entendia tudo o que falavam, via tudo o que acontecia, mas não conseguia fazer nada, só meu olho mexia”, relembrou.

Morando com a mãe e outros 11 irmãos em uma humilde residência em Goiânia, a rotina da família mudou completamente. Tarefas simples, como se virar na cama, passaram a necessitar do apoio de terceiros.

João revela que foi a custo de muita fisioterapia e garra que conseguiu, três anos depois, já em 2014, se sentar em uma cadeira.

“Foi algo muito marcante, porque eu tinha passado os últimos anos basicamente preso em uma cama, foi muito bom poder sair para outros lugares, nem que fosse em uma cadeira de rodas”, contou.

E as guinadas não pararam por aí. Ao longo de 2016, o jovem voltou a falar, após um acompanhamento constante e ininterrupto com a equipe fonoaudióloga.

Em 2021, conseguiu terminar o ensino médio para finalmente, já no mesmo ano, ingressar no tão almejado curso de Direito da UFG, sonho que tinha desde quando era criança.

“Agora eu quero, depois que me formar, poder ajudar pessoas que passaram por situações semelhantes à minha. Porque uma coisa é você ler uma matéria falando de alguém assim, ver na TV, outra totalmente diferente é sentir na pele”, revelou.

Atualmente estudando no campus da Cidade de Goiás, João enfrenta um problema a parte em decorrência da condição que possui. Morando em uma kit-net, ele vai e volta todos os dias sozinho para a faculdade, em uma cadeira de rodas.

Apesar de morar bem próximo do local, cada ‘viagem’ leva cerca de 30 minutos, em um trajeto bastante desgastante e que o deixa extremamente fatigado, necessitando fazer diversas pausas ao longo do caminho.

Por isso, há alguns meses, vem batalhando para juntar a quantia necessária a fim de comprar uma cadeira motorizada, que o permitiria ir estudar com mais facilidade.

“Quem puder estar me ajudando a realizar esse sonho, eu não sei nem como agradecer, porque tem coisas que a gente não consegue fazer sozinho”, contou.

A chave pix na qual está arrecadando o dinheiro é 745247201-20.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade

+ Notícias