Novidade para quem tem direito a receber o dinheiro do PIS

Interessados que querem saber se tem direito ao benefício devem realizar a consulta no aplicativo da CTPS

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
signos dinheiro do PIS Aposentados e pensionistas
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Para quem estava na expectativa, mas ‘andava as cegas’, uma novidade para quem tem direito a receber o dinheiro do PIS / Pasep já está a caminho.

O pagamento do abono salarial será direcionado para aqueles que trabalharam no ano de 2022. Isso porque, recentemente, o governo finalizou os pagamentos referentes ao ano-base 2021.

Quer saber mais sobre? Leia até o final e saiba qual é a novidade para quem tem direito ao recebimento do PIS.

Novidade para quem tem direito a receber o dinheiro do PIS

Devido a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, o dinheiro a receber do PIS referente ao ano-base de 2020 foi adiado para o ano seguinte, em 2021, pois os recursos que seriam destinados para o abono foram investidos no combate a doença.

Por conta disso, o órgão federal ajustou o calendário. Ou seja, dessa maneira, o abono salarial referente ao ano de 2020 foi pago somente em 2022.

Na sequência, o abono de 2021 que deveria ter sido pago em 2022 foi desembolsado somente em fevereiro deste ano. Apesar de nada ter sido confirmado, conforme a sequência, a expectativa é que o pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2022 seja em 2024.

No entanto, é importante ressaltar que a situação pode ser alterada uma vez que o Governo Federal não emitiu nenhum comunicado informando sobre o calendário do Pis.

Para receber, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos, ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias e ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

A liberação dos valores aos profissionais é feita conforme o mês de nascimento de cada um, e se inicia com os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.

Para aqueles que já possuem conta na Caixa, o valor do PIS é depositado de forma automática. Já para os demais, é necessário ter uma conta aberta no Caixa Tem.

Vale destacar que os profissionais que quiserem saber se tem ou não direito ao valor devem realizar a consulta por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.