6 utilidades do bicarbonato que são perigosas e as pessoas já experimentaram pelo menos uma vez

Muitos acham que está tudo bem usar esse composto em tudo, mas a real é que há certas restrições

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 utilidades do bicarbonato que são perigosas e as pessoas já experimentaram pelo menos uma vez
(Foto: Reprodução/Karolina Grabowska/Pexels)

Quando pensamos em praticidade em casa e peças chaves para truques de limpeza, um dos primeiros ingredientes que nos vem à mente é o bicarbonato de sódio, não é mesmo?

Esse composto funciona como um agente neutralizante, amenizado a alcalinidade e acidez das coisas, podendo ser versátil na hora quebrar algumas moléculas.

Bom acontece que, essa fama toda fez esse produto químico alcançar algumas utilidades que são um perigo e muita gente já experimentou!

6 utilidades do bicarbonato que são perigosas e as pessoas já experimentaram pelo menos uma vez:

1. Limpa telas

Começando nossa lista, se você achava que era uma boa aposta associar o bicarbonato na limpeza das telas, como celulares, televisores e assim por diante, saiba que isso é um tremendo erro!

Por mais que ele seja uma boa pedida para limpar superfícies, nos eletrônicos o bicanotno pode pode agir como um abrasivo, danificando os aparelhos.

2. Cosméticos

Entenda: bicarbonato e sua pele não combinam!

Esse composto químico pode causar graves queimaduras, ferimento e fissuras em sua pele já que não é feito para essa finalidade! Tome cuidado!

3. Limpeza de mármore e granito

Por mais que você use esse elemento químico nas mais diversas funções nas limpezas domésticas, tome cuidado com o mármore e o granito.

Essas pedras podem ser gravemente danificadas e riscadas ao entrarem em contato com o bicarbonato. Atente-se!

4. Shampoo

Assim como não é legal passar bicarbonato na pele, não use no cabelo também não!

Algumas pessoas costumam usar misturando com outros shampoos, a fim de intensificar a potência do cosmético, mas isso é um erro.

O bicarbonato de sódio é alcalino e pode desequilibrar o pH natural do cabelo, causando ressecamento e irritação.

5. Lavagem de roupas coloridas

Confessamos que lavar peças de roupas brancas com bicarbonato de sódio é uma excelente aposta, já que clareia mais o tecido.

Acontece que usar na lavagem de peças coloridas pode desbotar as cores.

6. Creme dental

Por fim, você pode até encontrar bicarbonato de sódio na composição de algumas pastas de dente, mas saiba: isso não significa que você pode acrescentar, por conta própria, o pózinho brnaco em seu creme dental.

Acontece que ele pode ser muito abrasivo para o esmalte do dente, por isso, é preciso usar com cautela e sob orientação de especialistas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade