Divulgada data para cadastro antecipado de vagas em creches de Goiânia; veja como conseguir

Neste ano, Defensoria Pública chegou a realizar um mutirão para atender pais e responsáveis que não conseguiram vagas para crianças

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Abertas inscrições para CMEIs.
Abertas inscrições para CMEIs. (Foto: Jucimar de Souza/ Divulgação/ Prefeitura de Goiânia)

A partir do dia 04 de dezembro, pais e responsáveis poderão realizar o cadastro antecipado para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação (CEIs) de Goiânia.

Inicialmente, é necessário cadastrar as informações pessoais da criança por meio do site da Administração Municipal.

Após esse processo e a validação das informações inseridas, os pais e responsáveis poderão solicitar as vagas a partir de janeiro de 2024 – sendo o dia 11 de janeiro, a partir das 12h.

A corrida para conquistar uma vaga no CMEI vem sendo marcada por disputas acirradas e ausência de oportunidades por parte da Prefeitura da capital.

No início do ano letivo de 2023, por exemplo, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) chegou a realizar mutirões para atender pais e responsáveis que não conseguiram colocar a criança na rede de educação de Goiânia.

Na época, o órgão chegou a atender uma média de 40 a 50 casos por dia relacionados à falta de vagas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da capital.

“São crianças e adolescentes que não conseguiram se matricular e ficam em uma fila de espera na qual não se sabe quando elas sairão. E outra questão é o encaminhamento de muitos estudantes para unidades muito distantes de casa”, apontou o defensor público, Tiago Bicalho, em entrevista dada anteriormente ao Portal 6.

Renovação de matrículas da rede municipal 

O processo de renovação de matrículas para estudantes estudantes veteranos da Rede Municipal de Ensino pode ser feito a partir desta quinta-feira (16).

A ação deverá ser realizada nas unidades educacionais onde as crianças já estão matriculadas. A renovação pode ser feita até o dia 30 de novembro.

É necessário que os pais ou responsáveis legais apresentem, de forma obrigatória, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) assim como o Cartão de Vacinação atualizado dos estudantes.

Os interessados em transferir os estudantes entre unidades da rede podem  realizar o procedimento de mudança no dia 18 de dezembro por meio do portal sme.goiania.go.gov.br, no ícone E-Matrícula.

A efetivação das matrículas de novos estudantes ocorrerá a partir das 12h do dia 08 de janeiro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade