Após identificação de duas sublinhagens, Goiás disponibiliza dose de reforço da Covid-19 para idosos

Imunização pode ser encontrada em 989 salas de vacinação espalhadas no estado

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imunização em Goiás (Foto: Divulgação/ SES).

Seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, o Governo de Goiás está disponibilizando a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para idosos com idade acima de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos.

A ação surgiu a partir de uma orientação presente na nota técnica publicada pelo órgão na terça-feira (05), após a identificação de duas sublinhagens de uma variante da Covid-19 no Brasil.

De acordo com o Governo de Goiás, a vacina já está sendo disponibilizada nas 989 salas de vacinação espalhadas em todo o estado.

Além dos idosos, também podem tomar o imunizante: transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico.

“Se você está nessa situação, a recomendação é procurar um posto de vacinação no seu município e atualizar sua caderneta”, orienta a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim.

Até o momento, conforme o último sequenciamento genômico feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-Go), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), não há registro das subvariantes JN.1 e JG.3 no estado.

É válido ressaltar que, só em 2023, foram contabilizados um total de 110.463 casos confirmados de Covid-19 e 452 óbitos pela doença.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade