É possível lavar os tênis na máquina de lavar? Veja a resposta

O objeto de desejo de muitos demanda cuidados a serem tomados na limpeza

Ruan Monyel Ruan Monyel -
É possível lavar os tênis na máquina de lavar? Veja a resposta
(Foto: Reprodução/YouTube)

A limpeza dos calçados é uma tarefa inevitável para quem preza pela durabilidade e boa aparência do produto, mas podemos ou não jogar os tênis na máquina de lavar?

O objeto de desejo de muitos demanda cuidados a serem tomados na limpeza, de acordo com a qualidade, material e até a cor dos pares.

E a resposta, como em muitas questões, não é exatamente aquilo que você espera. Ficou curioso? Leia até o fim e descubra mitos e verdades sobre como lavar os sapatos.

É possível lavar os tênis na máquina de lavar? Veja a resposta

Do vestuário do dia a dia, os sapatos, com toda certeza, são os itens que mais sujam e por uma acaso, são os mais difíceis de limpar.

O contato direto com o chão e exposição aos mais diversos terrenos são as principais causas dessa grande bagunça. E colocar os tênis na máquina de lavar, pode?

Por mais simples que pareça, a resposta é “sim” e “não”. Tudo varia de acordo com a qualidade, resistência e cores do seu calçado, não sendo a maneira mais recomendada para higienizar o produto.

Vamos explorar os prós, contras e os cuidados essenciais para garantir que essa prática seja eficaz e não prejudicial aos seus amados pares.

Utilizar a máquina de lavar pode ser a opção mais fácil e rápida, o eletrodoméstico proporciona uma limpeza mais uniforme, atingindo áreas de difícil acesso, como o interior do tênis.

Mas, o atrito durante o ciclo de lavagem pode causar desgaste prematuro nos materiais, incluindo a sola, podendo ocorrer deformação durante a lavagem, comprometendo o formato original do calçado.

O recomendado é que os sapatos sejam apenas limpos por fora, com um pano úmido para preservação da qualidade e evitar desgastes e desbotamento da cor original.

Se você insiste em colocá-los para girar na lavadora, alguns cuidados são essenciais. Fique de olho em objetos presentes dentro dos pares, como pedras ou areia, podem danificar seu eletrodoméstico.

Remover os cadarços e palmilhas é fundamental para evitar que eles se enrosquem ou causem danos durante o ciclo de lavagem.

Opte por um ciclo de lavagem delicado e rápido, sempre use água fria para minimizar o impacto no material dos calçados.

Evite secar os tênis diretamente sob o sol intenso ou usando a secadora, assim, você preserva a cor e aparência dos sapatos, que vão ficar novos por mais tempo.

Em resumo, é possível higienizar os tênis na máquina de lavar, desde que seja feito com cuidado e atenção aos detalhes. Lembre-se de avaliar as condições do calçado, como material, e usar ciclos leves de limpeza.

É importante seguir as instruções de cuidado do fabricante para manter seus sapatos em excelente estado por mais tempo e não precisar ficar descalço.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade