Casal de tamanduás do Zoológico de Goiânia apresenta filhote ao público pela primeira vez

Como a reprodução fora do ambiente natural é difícil de ocorrer, o nascimento se tornou motivo de muita celebração

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Filhote passa maior parte do tempo nas costas da mãe, Amora (Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia)

Esta sexta-feira (12) foi de comemoração no Zoológico de Goiânia, onde um casal de tamanduás-bandeira residem. Isso porque Amora e Gustavo tiveram um filhote, que finalmente foi apresentado ao público.

O animal nasceu no dia 12 de outubro de 2023, mas só saiu para a área de visitação às 15h30 de sexta. O pai, Gustavo, veio do Zoológico de Brasília anteriormente. Já a mãe, Amora, foi resgatada por meio do Centro de Triagem de Animais (Cetas), do Insitituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A fêmea se tornou órfã ainda pequena, depois que a mãe foi atropelada em uma rodovia. Agora, ela perambula pelo ambiente com o filhote nas costas, onde ficará até completar aproximadamente nove meses.

A marca característica da espécie, a faixa preta pelas costas, é onde o recém-nascido fica, com o intuito de ser camuflado e passar despercebido por potenciais predadores.

Como a reprodução fora do ambiente natural é difícil de ocorrer, segundo o presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Danilo Guimarães, a ampliação da família é motivo de celebração.

O sexo do filhote só será indentificado no futuro, de acordo com a bióloga resposável pelo setor de mamíferos do Zoológico de Goiânia, Marielly Amaral.

“O espaço, cuidadosamente preparado com vegetação que garante segurança e bem-estar dos animais, permitiu a reprodução da espécie. Ainda não sabemos o sexo do filhote porque o protocolo é não manusear o animal nos primeiros meses de vida”, explicou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade