6 coisas que um adulto pode beber e uma criança não

Seja por determinação da lei ou para evitar problemas, algumas coisas não devem ser ingeridas pelos pequenos

Ruan Monyel Ruan Monyel -
6 coisas que um adulto pode beber e uma criança não
(Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

É essencial que os pais e responsáveis estejam cientes das necessidades nutricionais e fisiológicas dos filhos, afinal, existem coisas que uma criança não pode beber.

Seja por determinação da lei ou para evitar problemas, algumas coisas não devem ser ingeridas pelos pequenos, pois podem levar a sérios problemas.

É fundamental destacar que a escolha de bebidas para adultos e crianças deve ser feita com responsabilidade, considerando a idade e as necessidades específicas de cada indivíduo.

6 coisas que um adulto pode beber e uma criança não

1. Bebidas alcoólicas

Abrindo a lista, todos já sabem, o consumo de álcool é estritamente proibido para crianças, mas ainda é comum ver menores bebendo nas ruas.

Na fase de desenvolvimento, os corpos não têm a capacidade de metabolizar o álcool de maneira eficaz, o que pode causar danos graves ao sistema nervoso central e outros órgãos.

2. Cafeína elevada

Além do café, outras bebidas com cafeína, como chás fortes ou certos refrigerantes, podem não ser apropriadas para crianças, afinal, o consumo excessivo faz mal até para os adultos.

A ingestão excessiva de cafeína pode levar a efeitos colaterais como nervosismo, insônia e dores de cabeça, sendo capaz de aumentar a ansiedade e afetar o desenvolvimento cognitivo.

3. Energéticos

Embora deliciosas, bebidas energéticas geralmente contêm cafeína e outros estimulantes que não são adequados para os pequenos.

O consumo dessas bebidas por menores de idade pode levar a problemas de saúde, como arritmias cardíacas e distúrbios do sono, além de levar ao vício pela bebida.

4. Remédios

Qualquer tipo de medicação, incluindo na vida adulta, deve ser feita por um médico, mas que atire a primeira pedra aquele que nunca tomou um comprimido para dor de cabeça.

Certos medicamentos são restritos para uso após a maioridade, consulte um especialista antes de medicar uma criança, as consequências podem ser graves.

5. Suplementos

Embora destinadas a repor suplementações diárias, existe a forma certa de ser realizada por menores.

Suplementos que auxiliam nos treinos, incluindo a creatina, não devem ser usados por crianças, tais recomendações são da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

6. Bebidas com alto teor de açúcar

Por fim, bebidas açucaradas, como refrigerantes tradicionais e sucos industrializados, devem ser consumidas com moderação por crianças, mas todos podem beber.

Afinal, o alto teor de açúcar está associado a problemas de saúde, como obesidade e cáries dentárias, que são desenvolvidas com maior facilidade durante a fase inicial da vida.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade