6 manias que uma pessoa mentirosa costuma ter para enganar os outros

Existem diversas manias no comportamento que indicam a falta de honestidade de alguém

Ruan Monyel Ruan Monyel -
6 manias que uma pessoa mentirosa costuma ter para enganar os outros
(Foto: Ilustração/Rafael Inui/Pexels)

Mentir é uma prática que, embora desaprovada socialmente, ainda é adotada por algumas pessoas em diferentes situações para enganar os outros.

Existem diversas manias no comportamento que indicam a falta de honestidade de alguém, tais ações falam muito sobre o caráter duvidoso do mentiroso.

A observação e identificação desses padrões pode ajudar a enxergar traços de mentira. Ficou curioso? Leia e descubra.

6 manias que uma pessoa mentirosa costuma ter para enganar os outros

1. Mudança de comportamento

Pessoas mentirosas, em muitos casos, exibem sinais de flexibilidade na personalidade, ou seja, elas se moldam de acordo com a situação para se adaptarem a qualquer situação.

Essas mudanças de comportamento, podem ser indicativos de que algo não está certo na relação e que ela esconde as verdadeiras intenções.

2. Histórias elaboradas

Os falsos, no geral, são conhecidos por criar histórias complexas e cheias de detalhes, na esperança de dar uma impressão de autenticidade, embora ninguém acredite.

Essas narrativas, muitas vezes, contêm contradições internas ou detalhes desnecessários, o que pode levantar suspeitas, mas continuam sendo usadas para enganar os outros.

3. Expressões faciais marcantes

O rosto humano é uma fonte rica de expressões, e mentirosos podem manter uma expressão facial consistente no intuito de passar as pessoas para trás.

Mudanças abruptas no semblante, como sorrisos fora de contexto ou expressões de preocupação com a situação, podem ser usadas para gerar credibilidade.

4. Manipulação emocional

Uma tática comum de enganadores é a manipulação emocional, na qual eles exploram os sentimentos alheios para obter vantagens visando os próprios objetivos.

Isso pode envolver o uso de histórias comoventes ou demonstrações exageradas de carinho, tudo com o intuito de conquistar a confiança e ganhar benefícios, mas na verdade só querem enganar os outros.

5. Fingir compaixão

A simulação de sentimentos de acolhimento e compaixão por terceiros, é outra estratégia comum de quem busca enganar, afinal, demonstrar empatia gera confiança.

Essa ação pode ocorrer em ambientes profissionais, acadêmicos ou sociais, onde a pessoa tenta criar uma imagem de “bom samaritano” para conquistar a confiança dos outros.

6. Promessas vazias

Por fim, os enganadores frequentemente fazem promessas grandiosas sem a intenção real de cumpri-las, apenas para gerarem uma falsa conexão.

Essas promessas vazias podem ser usadas para obter favores, recursos ou apoio, mas, na realidade, são apenas artifícios para ludibriar alguém.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.