Este é o tempo máximo que um carregador de celular pode ficar na tomada

Afinal, corremos o risco de alguma explosão se deixarmos o aparelho carregando a noite toda?

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Este é o tempo máximo que um carregador de celular pode ficar na tomada
(Foto: Reprodução/YouTube)

Cá entre nós, ao menos alguma vez na vida você já se perguntou se pode ou não deixar o celular carregando por horas a fio, a noite toda, por exemplo?

Essa questão permeia a grande maioria dos usuários de smartphone, já que somos alimentados por aquela crença de que o “excesso de carga, vicia a bataria”.

Afinal, isso é verdade? Podemos deixar quanto tempo o aparelho na tomada? Depois dos 100% temos que desconecta-lo imediatamente?

Fomos atrás dessas respostas!

Este é o tempo máximo que um carregador de celular pode ficar na tomada:

Não há tempo limite. É isso mesmo que você entendeu. As chances de acontecer uma explosão ou um vício na sua bateria por deixar o aparelho na tomada por muito tempo, são muito remotas.

Vamos às explicações!

A primeira coisa a se entender é que seu celular não continua “carregando” depois que a carga fica completa, aos 100%.

Os modernos smartphones possuem a bateria de Íons de Lítio, essas, por sua vez, não correm o risco de ficarem “viciadas” como os dispositivos mais antigos.

As atuais baterias funcionam por meio de ciclos. O que pode acontecer de ruim é que, com o passar do tempo, elas diminuem a capacidade de armazenar carga.

Mas alguns estudos indicam que é preciso pelo menos dez mil cargas para que se perceba os primeiros efeitos de uma bateria moderna danificada.

Onde queremos chegar é que, quando a bateria atinge 100%, ela bloqueia o recebimento de energia.

Isso significa que não corremos o risco de uma explosão se mantermos o aparelho na tomada.

Por outro lado, manter o carregador ali na tomada pode resultar em um consumo maior da energia da sua casa.

No entanto, esse gasto extra é tão insignificante que não vale a pena se preocupar em ficar tirando o carregador da tomada toda hora.

A conclusão é: não há nenhum problema em deixar o seu celular na tomada mesmo depois da carga completa – a noite toda, por exemplo.

O único alerta fica para o uso de carregadores falsificados, similares ou piratas. Esses podem não ter condições ideais para manter a sua segurança.

Ah! E não se preocupe caso seu celular esquenta durante o carregamento, isso é esperado! Aliás, esse é um sinal de que a carga está chegando até o dispositivo.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade