Conheça o inseto que é benéfico para o ser humano e um importante aliado no combate à dengue

Ao Portal 6, bióloga e especialista Dra. Elisângela Sobreira explicou que pequeno animal exerce grande função no equilíbrio da natureza

Davi Galvão Davi Galvão -
Exemplo de membro da família Tipulidae. (Foto: Reprodução)

Na época de chuvas, tem-se tornado notória a aparição de cada vez mais insetos, devido justamente ao ciclo de reprodução destes animais. Um deles, bastante conhecido, trata-se da típula.

Na realidade, o termo “típula” é usado para se referir a um extenso gênero de insetos da família Tipulidae, que é facilmente reconhecível pelas longas pernas que possui. Mas várias pessoas, por falta de conhecimento, acabam exterminando os pequenos, sem saber que eles na verdade podem ser grandes aliados no combate à dengue.

Em entrevista ao Portal 6, a veterinária Dra. Elisângela Sobreira, explicou que o inseto não oferece nenhum risco à população, já que, ao contrário da maioria dos outros pernilongos, não se tratam de uma espécie hematófaga (que consome sangue).

Os tipulideos se alimentam basicamente do néctar e seivas das flores, auxiliando inclusive no processo de polinização.

Enquanto ainda são larvas, os insetos têm uma dieta variada, com algumas espécies predatórias, que comem outras larvas, como a do Aedes aegypt.

“Daí a importância deles enquanto controladores biológicos, garantindo que a população do mosquito da dengue não aumente de uma hora para a outra”, explicou a profissional.

Como não apresentam perigo, ela reforça que não há necessidade de exterminar os pequenos, até porque eles desempenham um importante papel na teia alimentar.

“Se realmente não tiver jeito, pode tentar colocar para fora de casa, mas matar mesmo não é a melhor escolha”, finalizou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.