O lado correto do papel alumínio: muita gente ainda coloca da forma errada

Afinal, devemos usar o lado fosco ou brilhante do item? Esse é um dos questionamentos mais buscados na internet e agora vamos te ajudar a resolver essa dúvida

Magno Oliver Magno Oliver -
O lado correto do papel alumínio: muita gente ainda coloca dessa forma
(Foto: Captura de Tela / Youtube / Canal Alex Amorim)

Quando o assunto é o preparo de refeições na cozinha, principalmente quando se tem o uso do forno, por exemplo, surge a nossa estrela prateada, o papel alumínio.

Esse item é um tipo de papel fino, esticado e feito de alumínio, útil principalmente para embalar alimentos e no auxílio de preparos gastronômicos.

Outro ponto a se lembrar é que ele é utilizado para cobrir recipientes durante o cozimento e proteger alimentos durante o armazenamento.

O lado correto do papel alumínio: muita gente ainda coloca dessa forma

(Foto: Captura de Tela / Youtube / Canal Alex Amorim)

Ele é resistente ao calor e à umidade, o que o torna ideal para cozinhar e armazenar alimentos.

A fita de alumínio que dá origem ao papel passa por prensas que fazem um lado ficar brilhante, enquanto o outro acaba ficando fosco.

Isso ocorre porque um lado da folha toca o cilindro de aço polido e o outro não.

Logo, ele tem utilidade em diversas outras aplicações, como isolamento térmico, artesanato e até mesmo em práticas culinárias, como grelhar ou assar alimentos.

Afinal, qual lado usar?

Embora não haja um lado “correto” de usar o papel alumínio em termos de segurança alimentar ou desempenho, muitas pessoas optam por usar o lado mais brilhante para dentro, ao embrulhar alimentos.

Isso ocorre principalmente porque a parte mais brilhante reflete mais calor, o que pode ajudar a cozinhar os alimentos de forma mais uniforme.

Alguns fabricantes sugerem usar o lado fosco para comidas mais “sensíveis”, como tortas, bolos e outros tipos de massas. A explicação é que essa parte é menos propensa a grudar nos alimentos.

Já com o lado brilhante, a sugestão é usar para atividades de limpeza e brilho a objetos metálicos.

Portanto, quando for dar brilho a talheres, pratas e bandejas metálicas, por exemplo, ele é a sugestão para estas situações.

No entanto, essa diferença é sutil e pode não fazer uma grande diferença na maioria das situações de cozimento ou armazenamento.

Em resumo, você pode usar qualquer lado do papel alumínio que preferir.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade