Relembre dia em que os céus de Anápolis foram palco para campeonato de pipas

Evento aconteceu em meio às comemorações do aniversário da cidade

Davi Galvão Davi Galvão -
Registros feitos no local do campeonato. (Foto: Acervo MHABC/ Fotógrafo não identificado)

Especialmente para as gerações passadas, quando smartphones e tablets sequer existiam, uma das brincadeiras mais recorrentes e populares entre a criançada era justamente empinar pipa.

Para os anapolinos, não foi diferente. Na realidade, a prática na cidade era tão comum e popular que acabou tendo até mesmo um campeonato oficial, ocorrido no dia 31 de julho de 1984, em meio às comemorações de aniversário da cidade.

Com rabiolas cortando o céu e em meio ao balançar das linhas, os participantes competiam entre si para ver quais pipas eram as mais caprichadas e os que sabiam melhor manejá-las.

Registros feitos no local do campeonato. (Foto: Acervo MHABC/ Fotógrafo não identificado)

Quem conta mais sobre o assunto é o pesquisador da história do município, Claudiomir Gonçalves, administrador do perfil @anapolisnarede que, em entrevista ao Portal 6, forneceu mais detalhes sobre o evento.

Conforme o especialista, o evento tomou lugar onde hoje se encontra a área do Andracel Center. Inclusive, ao fundo das imagens, o local no qual aparece o extinto mercado Passe Bem, hoje se trata da unidade do Fujioka.

Registros feitos no local do campeonato. (Foto: Acervo MHABC/ Fotógrafo não identificado)

E ninguém melhor para falar de um acontecimento tão icônico quanto quem realmente esteve lá. Cléber Vieira, mineiro e morador de Anápolis já há 49 anos, teve a honra de ser uma dessas pessoas.

À reportagem, ele conta que, apesar de não ter participado das competições do dia, só a sensação de estar lá é o bastante para acender a nostalgia.

“Eu ainda era garoto, nem pipa sabia empinar direito, fui lá sem meus pais saberem, foi muito bonito ver as outras crianças brincando, umas com os pais ajudando. E tinha muito adulto competindo também, foi bem legal. Dá um pouco de saudade desse tempo”, relembrou.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.