Saiba como conseguir medicamentos, fraldas e absorventes com até 90% de desconto em Goiânia

Beneficiários precisam seguir protocolo para conseguirem produtos de primeira necessidade

Augusto Araújo Augusto Araújo -
(Foto: Reprodução)

O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa que busca complementar a oferta de medicamentos à população, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Enquanto muitos medicamentos podem sair de graça outros atingem até 90% de desconto.

No entanto, para ter acesso aos remédios disponibilizados, a população em situação de vulnerabilidade social, precisa cumprir uma série de protocolos – sobretudo em relação à documentação que deve ser apresentada.

Para fazer a retirada, os beneficiários do Bolsa Família precisam ir até a farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. Isso porque, eles já possuem vínculo e acesso gratuito a todos os fármacos disponibilizados pelo programa.

De modo a ter acesso aos benefícios do Farmácia Popular, em estabelecimentos credenciados, são exigidos diferentes protocolos para cada caso, conforme demonstraremos a seguir.

Medicamentos e/ou fraldas geriátricas

  • Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF
  • Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares

Para obter fraldas geriátricas para incontinência, o paciente deverá ter pelo menos 60 anos de idade ou ser pessoa com deficiência (PcD), e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso do item.

Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento

Nesse caso, o representante legal ou procurador deverá ir até uma unidade com a receita médica e um documento oficial com foto e CPF do beneficiário titular da receita.

Vale destacar que o representante legal deve estar registrado com tal atribuição, declarada por sentença judicial, além de portar comprovante autorizando a obtenção dos medicamentos/fralda geriátrica.

Absorventes higiênicos

  • Documentação com foto e CPF 
  • Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual (PDM), em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias.

Vale destacar que podem se inscrever no PDM estudantes das instituições públicas de ensino, pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema e pessoas em situação de rua, as quais devem ter idade entre 10 e 49 anos, além de estarem inscritas no (CadÚnico).

Caso a beneficiária tenha idade abaixo de 16 anos, a aquisição deve ser feita pelo responsável legal.

Medicamentos

Os remédios gratuitos disponibilizados no programa são referentes a diabetes, asma e hipertensão. Também são oferecidos medicamentos com até 90% de desconto para a população, destinos a casos de dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade