Bolha de calor formada no Paraguai também deve chegar a Goiás; conheça o fenômeno

Temperaturas altas, que podem alcançar 45°C, devem tornar o tempo agonizante nas cidades

Samuel Leão Samuel Leão -
Imagem aérea de Anápolis. (Foto: Reprodução)

Em um efeito cascata, causado por um fenômeno que ocorre no Paraguai, Goiás deverá receber uma forte onda de calor nos próximos dias. A previsão aponta que a formação da chamada  “bolha” deve se deslocar para o centro-sul do Brasil e causar um salto na sensação térmica.

Em suma, tal fenômeno se trata de uma massa de ar quente, formada em uma área de alta pressão atmosférica, de modo que o ar fica preso próximo à superfície e impede a passagem de frentes frias. O prognóstico foi divulgado pela MetSul Meteorologia.

Formada no norte da Argentina e no Paraguai, a alteração deve se deslocar e afetar as regiões do sul do Mato grosso, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo, podendo também atingir parte de Goiás.

Bolha de Calor irá atingir o Brasil nos próximos dias. (Foto: Reprodução/MetSul)

O instituto apontou que esse fenômeno deve elevar significativamente as máximas, com temperaturas atingindo até 45 °C.

A formação pode permanecer por dias ou semanas, até que alguma frente fria consiga interferir e “ventilar” a bolha de calor.

Nos últimos dias, a reportagem entrou em contato com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que ressaltou a baixa probabilidade de Goiás ser impactado. No entanto, o MetSul ressaltou a possibilidade dos efeitos serem, sim, percebidos em terras goianas.

Assim, a expectativa é que as cidades mais atingidas sejam as do extremo sul do estado, como Itumbiara e São Simão. No entanto, o Centro do estado também poderá ser alcançado, com Anápolis e região metropolitana de Goiânia situadas nas possíveis áreas afetadas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade