Conheça o Lago Toba, paraíso vulcânico muito buscado por brasileiros e que tem história trágica

Além do nome curioso, destino turístico possui lindas paisagens e atrai turistas e cientistas

Samuel Leão Samuel Leão -
Lago Toba, na Indonésia. (Foto: Google Fotos)

Entre os diversos destinos buscados por brasileiros na Ásia, um deles se destaca por se possuir uma paisagem incrível, formada por ação vulcânica. Com 100 km de comprimento, o lago Toba fascina e intriga turistas e cientistas.

Situado na Indonésia, mais especificamente na ilha de Sumatra, o lago possui a maior ilha dentro de outra ilha do mundo, a chamada Samosir. Com lindas paisagens e uma grande população preservada de orangotangos, a região oferece vários passeios.

Templos tradicionais e até visitas ao vulcão ativo Marapi, que entrou em erupção pela última vez entre janeiro e fevereiro de 2023, fazem parte dos atrativos.

Apesar do nome curioso, e das belezas culturais e naturais que o cercam, o lago também pode guardar uma história que abalou toda a existência da humanidade.

Conforme teoria do professor Stanley Ambrose, da Universidade de Illinois, o lago se formou quando a ilha passou por uma erupção de categoria 8, chamada de “mega-colossal”.

A magnitude do fenômeno teria sido tão extrema que abalou a atmosfera mundial, causando uma queda de 5°C na temperatura global.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias