Vídeo mostra sofrimento de moradores de Anápolis para desviar vazamento de esgoto no meio da rua

Problema já seria recorrente na região e apenas nesta quinta-feira (14) Saneago conseguiu sanar situação

Davi Galvão Davi Galvão -
Moradores tentaram realizar desvio no asfalto para lidar com o fedor. (Foto: Valéria Izaura da Silva)

Um vídeo chamou a atenção dos moradores de Anápolis ao flagrar um vazamento de esgoto pela Rua Alfredo Fleury, localizada no Jardim Alexandrina.

As imagens, gravadas na manhã desta quinta-feira (14), mostram a via pública completamente encharcada, com o que aparenta até mesmo ser água de chuva ou de alguma tubulação.

No entanto, a responsável pelo registro, Valéria Izaura da Silva, de 47 anos, fez questão de ressaltar que se trata realmente de um problema na infraestrutura do local.

Em entrevista ao Portal 6, ela informou que passa pela região todos os dias, no caminho do trabalho e atestou a seriedade da situação.

“Um nojo, dá vontade de vomitar. Sem contar nos riscos para a saúde, de pegar uma infecção, alguma doença”, comentou.

Na filmagem, José Parreira, de 70 anos, morador do bairro, aparece realizando um “desvio” improvisado no asfalto, para que a água fluísse em direção a uma boca de lobo e a situação fosse amenizada.

Outros habitantes do Jardim Alexandrina destacaram à reportagem que o problema de vazamento já era antigo e recorrente, o que tornava o dia a dia na região bastante desafiador e que já haviam acionado a Saneago diversas vezes acerca da situação.

Contudo, em um primeiro momento, a questão parece que foi resolvida. A própria empresa estatal afirmou que foi feita a manutenção e fechamento da abertura de esgoto na tarde desta quinta-feira (14), em nota enviada à reportagem.

Resta saber se, a longo prazo, o trabalho executado poderá garantir a paz dos moradores e o fim do mau cheiro na Rua Alfredo Fleury.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal 6 (@portal6noticias)

Leia a nota da Saneago na íntegra:

A Saneago informa que o extravasamento de esgoto da Rua Alfredo Fleury, no bairro Alexandrina, foi resolvido na tarde de hoje (14). O registro de atendimento para este serviço foi aberto às 19h de ontem (13) e os trabalhos foram concluídos às 16h desta quinta-feira, ou seja, ainda dentro do prazo. 
A Companhia destaca que esta e as demais ocorrências de extravasamento de esgoto na região foram causadas por lançamento indevido de lixo e gordura na rede coletora de esgoto. Inclusive, técnicos da Saneago estão realizando uma força-tarefa para identificar e notificar clientes que estejam fazendo mau uso das redes coletoras, buscando minimizar as ocorrências de extravasamento de esgoto.
Lembrando que as redes coletoras não são dimensionadas para receberem lixo. Papel, pó de café, cotonetes, absorventes, resto de comida e outros resíduos, quando lançados por pias, ralos ou vasos sanitários, podem romper a tubulação, provocando extravasamentos de esgoto nas ruas ou residências.
Outra prática bastante prejudicial é a interligação indevida e irregular da água de chuva na rede de esgoto, que faz com que o número de extravasamentos aumente consideravelmente no período chuvoso. Por isso, é fundamental que a água da chuva seja sempre escoada por meio das galerias de água pluvial.
Por fim, a Saneago destaca a importância da participação da população para garantir a agilidade na contenção de vazamentos. As solicitações podem ser feitas por meio da Central 0800 645 0115, chat on-line no site www.saneago.com.br, ou Whastapp, no (62) 32699115.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.