6 sinais silenciosos de que você está tendo dependência emocional de alguém

Há também gestos mais sutis  que merecem atenção e indicam a total subordinação

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Pessoa amarrada a outra, simbolizando a dependência emocional por alguém
(Foto: Ilustração/Pinterest/QMIX Digital)

A dependência emocional, embora seja complexa, pode se manifestar de maneiras silenciosas, passando despercebida até mesmo pela pessoa que está enfrentando essa “submissão”.

Enquanto muitos observam apenas os sinais óbvios, como ciúme ou possessividade, há também gestos mais sutis  que merecem atenção e indicam a total subordinação.

Reconhecê-los é crucial para promover uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos relacionamentos, promovendo seu bem-estar emocional.

6 sinais silenciosos de que você está tendo dependência emocional de alguém

1. Necessidade de aprovação do parceiro

Uma pessoa com dependência emocional busca validação e aprovação constantes de seu parceiro ou da pessoa em quem estão emocionalmente dependentes.

Eles podem se sentir incapazes de tomar decisões sem a aprovação ou orientação desse indivíduo, é como se aquela opinião fosse a única que importa.

2. Prioriza os desejos da outra pessoa

Colocar as necessidades e desejos da outra pessoa acima dos próprios, é um claro sinal de que algo está errado.

Aqueles que sacrificam seus próprios interesses, hobbies e objetivos para garantir que o parceiro esteja feliz, gera um desequilíbrio no relacionamento e leva a total submissão.

3. Medo de ficar sozinho

Indivíduos com dependência emocional de alguém, geralmente, alegam que têm um medo profundo de ficarem sozinhos e acabam aceitando as “migalhas” da relação.

Eles evitam atividades ou situações que os deixem sozinhos, e por isso acreditam que a presença da pessoa evita esse vazio, mesmo que seja um relacionamento completamente tóxico.

4. Baixa autoestima

Também ligado ao medo de ficarem sozinhos, eles baseiam sua autoestima e valor próprio no relacionamento, ou seja, acreditam que nunca serão suficientes para alguém.

Na maioria das vezes, se sentem inseguros em relação até à própria aparência, o que os torna cada vez mais dependentes de alguém.

5. Incapacidade de lidar com conflitos no relacionamento

As pessoas que dependem emocionalmente de alguém, evitam conflitos a todo custo, temendo que a discordância possa levar ao término da relação.

Um exemplo claro disso, são pessoas que sabem e aceitam as constantes traições alegando que: “isso faz parte da natureza dos homens, o importante é que ele está comigo”.

6. Disponibilidade excessiva

Por fim, a dependência emocional também pode ser identificada através da disponibilidade, como exemplo, desmarcar um jantar romântico porque o parceiro prefere jogar bola com os amigos.

Embora a parceria seja importante em um relacionamento, centralizar a felicidade em apenas uma das pessoas é um erro fatal.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade