Anápolis tem 6 unidades de saúde que estão atendendo mais rápido quem está com sintomas de dengue

Locais são alternativa para as longas filas que estão sendo presenciadas na UPA Vila Esperança e até mesmo em hospitais particulares

Davi Galvão Davi Galvão -
UBS do Parque Iracema, em Anápolis. (Foto: Divulgação)

Com Anápolis liderando o registro de óbitos por dengue no estado, as unidades de saúde do município estão lidando com um volume crescente de pacientes com sintomas da doença. Não é à toa que uma das reclamações mais recorrentes entre quem necessita desse atendimento especializado é justamente a demora em consegui-lo.

Conforme constatado presencialmente pelo Portal 6, o tempo de espera em determinados centros médicos, como é o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Alair Mafra Andrade, localizada na Vila Esperança, chegam a superar a marca de duas horas para passar pela triagem.

Denúncias similares também foram recebidas pela reportagem até mesmo de quem opta por buscar atendimento na rede particular, como no Ânima Centro Hospitalar, que opera sob alta demanda.

Acontece que, justamente para evitar esse acúmulo de demanda em apenas um centro médico, uma estratégia que a população pode adotar é optar pelas seis unidades de referência no combate à dengue, espalhadas pelo município.

Dessas, em Anápolis, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) costumam ter um tempo de espera menor, justamente por serem menos procuradas: a do Bairro de Lourdes, da Vila União, Vila Norte, Filostro e Parque Iracema, com todas funcionando das 07h às 22h, de segunda a sexta-feira – com exceção da última, permanecendo aberta todos os dias.

Ainda, para pacientes até 15 anos de idades, a unidade recomendada a procurar atendimento é a UPA Pediátrica Dr. Lineu Gonzaga Jaime.

Desse modo, o fluxo de pacientes pode operar com mais fluidez, conferindo uma maior velocidade no processo de triagem e atendimento.

Cenário em Anápolis

Até esta segunda-feira (18), 58 mortes foram confirmadas em todo o território goiano, sendo que 11 ocorreram apenas na cidade.

Dessa forma, Anápolis desponta como o município que mais registrou fatalidades pela doença. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.