6 hábitos que fazem seu celular desligar mesmo sem você ficar mexendo

Evitar esses comportamentos cotidianos é essencial para que ele funcione bem

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Mexer no seu celular enquanto ele carrega faz com que ele desligue sozinho
(Foto: Ilustração/Pexels/ Karl Solano)

Já experimentou aquele momento em que seu celular simplesmente desliga sozinho, mesmo sem você estar mexendo nele? Isso pode ser preocupante.

Afinal, os smartphones se tornaram uma extensão de nossas vidas e passamos a ser dependentes de inúmeras funções que facilitam o dia a dia.

Existem diversos hábitos e práticas cotidianas que podem levar ao desligamento inesperado do telefone, e evitar esses comportamentos é essencial para prolongar a vida útil do aparelho.

6 hábitos que fazem seu celular desligar mesmo sem você ficar mexendo

1. Usar o aparelho enquanto ele carrega

Essa é uma prática comum entre a maior parte da população, mas é extremamente prejudicial à saúde da bateria do celular.

Além de esquentá-lo excessivamente, existe o risco de explosão ou choque elétrico, o melhor é deixá-lo carregar completamente para depois usar.

2. Carregadores sem fio

Os carregadores por indução, embora sejam práticos e portáteis, o uso constante deles pode fazer a saúde do aparelho.

Isso acontece devido a baixa voltagem do equipamento, que consequentemente faz com que seu celular demore mais para carregar e passe mais tempo conectado a energia.

3. Deixar o aparelho exposto à luz solar

Assim como mexer no celular durante o carregamento, deixá-lo exposto à luz do sol superaquece o aparelho e prejudica o total funcionamento.

O correto em locais abertos, é mantê-lo no bolso e só usar quando for totalmente necessário.

4. Deixar o smartphone carregando a noite toda

Embora pareça uma atividade inofensiva, dependendo da voltagem do carregador, o seu celular pode atingir os 100% em poucas horas, não sendo necessário que fique a noite inteira conectado a energia.

Essa prática destroi a bateria e, consequentemente, diminui a capacidade de carga, fazendo o seu “companheiro de todas as horas” desligar sozinho.

5. Deixar aplicativos abertos

Mesmo que não esteja mexendo no celular, deixar muitos aplicativos abertos em segundo plano acaba fazendo com que a bateria se esgote rapidamente.

O melhor a se fazer é fechar todos os programas que não estiver usando, otimizando o funcionamento do smartphone.

6. Deixar o dispositivo carregando em qualquer lugar

Por fim, essa pode ser uma prática perigosa, afinal, existem lugares que elevam ainda mais a temperatura do seu celular, como, deixar ele em cima de um eletrodoméstico enquanto carrega.

O mais prudente é colocá-lo em uma ambiente respirável e que não tenha contato com alguma fonte de calor, fazendo isso, a bateria vai durar muito mais tempo.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.