Descubra em qual das 6 fases do relacionamento você está

Saber em qual momento está sua relação é essencial para pensar nos próximos passos

Ruan Monyel Ruan Monyel -
A crise é umas das fases do relacionamento mais conturbadas
(Foto: Ilustração/Pexels/Ron Lach)

Todo tipo de relação percorre uma jornada repleta de altos e baixos, cheios de descobertas e desafios, que são conhecidas como fases do relacionamento, onde cada uma é marcada por suas próprias características.

Compreender em qual dessas fases estamos pode fornecer respostas sobre a conexão do casal e os rumos que o compromisso está tomando.

Saber em qual momento sua relação se encontra é fundamental para pensar nos próximos passos. Ficou curioso? Leia e descubra quais são essas fases.

Descubra em qual das 6 fases do relacionamento você está

1. Paixão inicial

Esta é a fase da euforia e da paixão avassaladora, sendo o ponto de partida para uma relação amorosa, quando conhecemos alguém que nos desperta interesse, seja pela aparência, personalidade ou gostos em comum.

Neste estágio inicial, é comum idealizar o outro, ignorando falhas e imperfeições, mas mesmo com a vontade de ficar junto, é essencial enxergar os defeitos do possível parceiro.

2. Conhecer profundamente

À medida que a relação avança e deixa de ser algo casual, entramos na fase da construção, onde começamos a desenvolver laços mais sólidos e duradouros com a outra pessoa.

É um momento de descobertas, onde se passa a enxergar além do prazer momentâneo e a conexão emocional começa a acontecer de forma mais profunda.

3. Estabilidade

Essa é uma das fases do relacionamento que geralmente é a mais confortável de todas, afinal, o casal está em um momento de segurança e a relação se torna uma fonte de apoio e companheirismo.

Embora a paixão intensa dos estágios iniciais possa diminuir nesse período, a intimidade emocional e a cumplicidade se fortalecem entre os dois.

4. Crise

Nem todos os compromissos enfrentam essa fase, mas muitos passam por momentos de crise e desafios que podem pôr à prova o amor entre o casal.

Sendo um período crucial para o futuro, que demanda comunicação aberta, compreensão e comprometimento para superar os obstáculos e fortalecer o vínculo emocional.

5. Renovação

Após enfrentar as adversidades, embora não seja uma regra, existem dois caminhos possíveis e um deles é a renovação, que é um momento de reflexão e aprendizado, onde os casais têm a oportunidade de continuarem unidos.

Nesta fase é importante cultivar a gratidão e demonstrar a importância do outro, valorizando os aspectos positivos da relação e investindo em novas experiências juntos.

6. Separação

Por fim, chegamos ao segundo caminho após a crise, a temida fase da separação, onde os casais decidem seguir caminhos opostos.

Por mais que possa doer, existem relações que não são saudáveis e se ela trouxe mais sofrimento do que felicidade, está na hora de seguir em frente.

Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas no relacionamento. Em caso de dúvida, consulte um especialista.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade