Veja ranking de municípios que registraram maior número de raios em Goiás

São uma média de 35 mil descargas elétricas por dia, conforme dados divulgados pela Equatorial Energia

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Imagem mostra incidência de raio em céu fechado. (Foto: Divulgação/Equatorial)

Nos primeiros três meses de 2024, mais de 3 milhões de descargas atmosféricas atingiram Goiás. A quantidade representa uma média de 35 mil por dia, conforme dados divulgados pela Equatorial Energia.

O levantamento faz parte do registro de monitoramento da unidade, realizado em colaboração com o Climatempo e os técnicos do Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora.

Apesar do número elevado, alguns municípios saíram na frente e se destacam pela ampla quantidade de raios registrados durante o período.

Liderando a listagem, aparece a cidade de Niquelândia, com um total de 110.187. Já em segundo, está Mineiros com 103.932.

Na sequência, seguem os municípios de Rio Verde (93.735), Jataí (84.737), Serranópolis (79.898) e Cavalcante (69.620).

Nova Crixás e Quirinópolis despontam com 62.600 e 55.179 registros, respectivamente.

A explicação para a alta incidência de descargas elétricas no estado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deve-se à região em que o território está localizado, que é considerada mais quente, e, por isso, favorece na formação de tempestades e de raios.

Cuidados

Durante o período de chuvas intensas aliada a alta frequência de raios, a Equatorial reforça que as tempestades podem causar danos significativos na rede elétrica.

Por isso, a operadora recomenda que os clientes evitem o uso de equipamentos elétricos e não se abriguem em locais abertos ao longo dos momentos.

Além disso, a distribuidora também orienta que os consumidores não utilizem celular, chuveiro, secador de cabelo e ferro elétrico conectados às tomadas e esquivem-se de consertos de instalações elétricas.

Já para aqueles que estiverem fora de casa durante as tempestades, a orientação é não encostar em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e linhas telefônicas ou elétricas, não tocar em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos e não tentar carregar aparelhos móveis em locais úmidos.

Ainda é importante nunca tentar desligar ou religar a energia da rede elétrica por conta própria. Por fim, evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos e afins.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade