Quem recebeu Auxílio Brasil pode ter direito a ganhar indenização

Uma reviravolta sistêmica com informações gerou um problema enorme que agora pode dar uma recompensa aos beneficiários do programa

Magno Oliver Magno Oliver -
Quem recebeu Auxílio Brasil pode ter direito a ganhar indenização
(Foto: SIDNEY DE ALMEIDA/SHUTTERSTOCK)

O Auxílio Brasil foi um programa de transferência de renda instaurado durante o governo do ex-presidente da república Jair Bolsonaro.

O benefício foi lançado em julho de 2020 como substituto ao programa Bolsa Família com pagamentos mensais de R$ 400,00.

Acontece que uma nova reviravolta sobre o programa para quem foi beneficiário àquela época aconteceu e tem dado o que falar.

Quem recebeu Auxílio Brasil pode ter direito a ganhar indenização

Alerta importante do Governo Federal para todos que recebem Auxílio

Beneficiários do Governo Federal devem se atentar ao aviso do Governo. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um conjunto de falhas no sistema da Caixa Econômica Federal, Dataprev e do Governo Federal vazaram dados e informações sigilosas de beneficiários do antigo programa.

Agora, por conta do erro de sistema, esses usuários podem receber uma indenização. Acontece que a Justiça determinou que a Caixa e a União paguem R$ 15 mil a cada pessoa que teve seus dados utilizados de modo indevido.

De acordo com registros do Instituto Brasileiro de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação (Instituto Sigilo), cerca de mais de 400 mil famílias tiveram suas informações vazadas do Auxílio Brasil.

Como saber se os seus dados foram vazados no Auxílio Brasil?

Para checar se você tem direito à indenização pelo vazamento de dados, basta consultar a página no site do Instituto Sigilo (Clique aqui).

Em seguida, clique em “conferir se eu tenho direito” e preencher os campos com seu nome completo, e-mail, CPF e número de telefone.

Depois assinale as duas caixas que aparecem e confirme o envio de suas informações. Em seguida, o sistema informará se você tem o direito ou não à indenização.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.