Esses são os veículos que os brasileiros podem dirigir sem CNH
Práticos, leves e tranquilos de manobrar, eles são uma ajuda e tanto para pequenas e médias distâncias de locomoção
Para encarar o trânsito nas ruas e avenidas brasileiras conduzindo um automóvel, é preciso um curso especial e ser portador apto da carteira nacional de habilitação, a CNH.
No entanto, o que muita gente não sabe é que nem todos os veículos exigem habilitação para poder dirigir livremente em vias públicas.
Com a evolução da tecnologia e a chegada dos motores híbridos e elétricos no mercado, modais com configurações de locomoção mais simples estão deixando a população em dúvida se precisam ou não de CNH para dirigir.
Esses são os veículos que os brasileiros podem dirigir sem CNH
Segundo a resolução nº 947, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), veículos ciclomotores com potência máxima de 350 Watts e que não possuem aceleração ou variação manual de potência, não precisam de habilitação.
Além disso, também é necessário que o motor funcione apenas para manutenção da velocidade, que não pode ultrapassar 25 km/h, podendo ser ativado apenas “quando o condutor pedalar”.
A atualização considera ciclomotor veículo de duas ou três rodas que só podem ser utilizados em áreas de ciclovias e ciclofaixas.
1. Bicicletas a pedal e elétricas
Desde que não ultrapassem a velocidade permitida de até 25 km/h, assim como as características indicadas, como não utilizar motor, usar campainha, sinalização noturna adequada e indicador de velocidade, as bikes também são permitidas.
2. Patins
Clássicos e com pouco uso, os patins são outra opção de veículos que não precisam de CNH para dirigir no Brasil. Com eles, basta só colocar nos pés e sair por aí deslizando sobre as rodinhas pelas ruas e calçadas.
3. Hoverboards
Eles se parecem muito com acessórios de locomoção de filmes futurísticos e podem ser controlados a partir do movimento do próprio corpo por meio de um conjunto de sensores. Sendo assim, os hoverboards também entram nessa lista
4. Monociclos elétricos
Funcionando à base de bateria recarregável e por meio de comandos que se automatizam a partir de movimentos corporais, os monociclos elétricos também não exigem CNH do piloto.
5. Patinetes motorizados
Por fim, eles evoluíram na estrutura e agora podem ser pilotados por adultos e com uma velocidade bem considerável. Tradicionalmente movido com o impulso de um dos pés, agora eles ganharam impulsão elétrica e são ótimos para pequenas e médias distâncias de locomoção. Ah e isso não obriga o dono dos pés uma CNH.
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias!