6 atitudes que uma pessoa interesseira costuma ter e os outros perceberam
Motivados por interesses próprios, esses indivíduos tendem a agir de forma sutil e perigosa
As relações, sejam elas amorosas, de amizade ou profissionais, são cruciais em nossas vidas, mas existem lados ruins dessas conexões, afinal, uma pessoa interesseira pode estar sempre à espreita.
Esses indivíduos, geralmente motivados por interesses próprios, tendem a ter comportamentos sutis, que, quando observados, entregam suas verdadeiras intenções.
Reconhecer esses gestos é o primeiro passo para acabar com esse tipo de relação tóxica e manter por perto somente aqueles que te fazem bem.
6 atitudes que uma pessoa interesseira costuma ter e os outros percebem
1. Age por conveniência
Uma das características mais comuns de uma pessoa interesseira, é a capacidade de escolher com quem se relaciona, baseando-se no que o outro pode oferecer.
E isso ainda vai um pouco além, ela acaba “dançando conforme a música” e se adapta a outros ambientes e pessoas, apenas para conseguir o que quer.
2. Faz muitos elogios
Embora ser simpático seja uma qualidade positiva, o excesso de elogios pode esconder segundas intenções, e os mais interesseiros costumam elogiar muito os outros com o intuito de conquistar a confiança.
Tal comportamento pode até passar despercebido no início, mas, com o tempo, é possível enxergar a falsidade nessa ação.
3. Sumiço repentino
Você já conheceu um amigo que simplesmente sumiu depois de tudo o que fez por ele? Essa, sem dúvidas, é uma pessoa interesseira.
Ao contrário do que muitos pensam, o interesse vai além dos bens materiais; existem também aqueles que são considerados “vampiros emocionais”, que sugam sua energia e somem.
4. Falta de opinião própria
Assim como eles agem por conveniência, as opiniões são facilmente mudadas quando querem alcançar algo em específico.
Ou seja, pessoas interesseiras também são falsas, pois, mesmo que não concordem, acabam passando por algumas situações que vão beneficiá-las no futuro.
5. Troca frequentemente o círculo social
Embora seja comum se distanciar de algumas pessoas ao longo da vida, quando essa “troca” acontece frequentemente, é melhor abrir os olhos.
Essas relações superficiais só funcionam enquanto ainda existe algum tipo de interesse e, por isso, os outros são descartáveis para uma pessoa interesseira.
6. Não falam sobre si
Por fim, talvez a característica mais sutil, e também a mais perigosa, pois os interesseiros evitam falar de si para não soarem contraditórios e revelarem a sua real intenção.
Afinal, quanto menos falam, mais as outras pessoas se sentem ouvidas e acolhidas por eles. É melhor estar atento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!