6 coisas que seus avós falavam pra você quando criança e eram mentira
Mesmo depois de adultos, é impossível esquecer dessas falas dos mais velhos
Quando éramos crianças, tudo parecia lúdico e encantador, mas existiam alguns mitos que nossos avós falavam que nos causavam medo ou até dúvida.
Essas histórias passadas através de gerações são quase parte do patrimônio cultural brasileiro; afinal, todo mundo já acreditou nelas alguma vez na vida.
E mesmo depois de adultos, é impossível esquecer dessas mentirinhas que nos tiravam o sono. Quer saber quais são? Leia até o fim e veja as mais comuns.
6 coisas que seus avós falavam pra você quando criança e eram mentira
1. “Comer manga com leite faz mal”
Talvez seja o mito mais popular de todos, e também o preferido dos avós, que aterrorizavam os pequenos com a polêmica mistura de manga com leite.
Porém, do ponto de vista científico, não há evidências concretas sobre a mistura ser prejudicial à saúde.
2. “Se você engolir o caroço da melancia, vai crescer uma árvore na sua barriga”
Já ouviu essa história? Embora pareça loucura, é uma forma lúdica de fazer as crianças não engolirem sementes e caroços, para evitarem problemas.
Afinal, é óbvio que uma árvore não vai crescer no estômago; quando consumidas em grandes quantidades, algumas sementes podem causar dificuldades digestivas.
3. “Você vai ficar gripado se sair de casa com o cabelo molhado”
Tanto sair com o cabelo molhado quanto pisar no chão descalço eram coisas que nossos avós falavam que provocavam uma gripe, mas é tudo mentira.
Embora a exposição ao frio possa causar desconforto e, em alguns casos, enfraquecer o sistema imunológico, os resfriados são causados por vírus, não pela temperatura externa.
4. “Assistir TV de perto vai acabar com a sua visão”
É fato que a longa exposição a telas causa desconforto nos olhos e dores de cabeça, mas não prejudica diretamente a visão.
Então, por mais que acreditássemos quando crianças, a distância que ficamos da TV não faz diferença nenhuma em nossa saúde ocular.
5. “Se engolir o chiclete, ele gruda no estômago”
O mito de que engolir chiclete faz com que ele “vire cimento” no estômago era comum, e até hoje as pessoas não costumam engolir a goma.
O corpo humano é capaz de lidar com o chiclete quando engolido em pequenas quantidades; ou seja, engolir acidentalmente não faz mal nenhum.
6. “Assoprar o machucado diminui a dor”
Por fim, essa “mentirinha do bem” que nossos avós falavam é mentira, mas tem uma causa nobre: fazer a criança esquecer da dor.
É claro que soprar não vai fazer o machucado parar de doer, mas, quando pequenos, só de acreditarmos naquilo fazia com que a dor sumisse.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!