Desconto para perdas materiais com água suja em Anápolis não será automático; saiba como solicitar
Passo a passo deve ser seguido, visando garantir o ressarcimentos específicos


Antecipado pelo Portal 6, os descontos relativos à questão da turbidez da água tratada e vendida pela Saneago devem chegar a partir de março aos consumidores de Anápolis. Entretanto, uma dúvida importante ficou: e para quem teve prejuízos materiais com o problema, deve fazer o quê?
O alerta é para consumidores que tiveram roupas perdidas no processo de lavagem, que tiveram de trocar/limpar filtros domésticos, incluindo os da máquina de lavar, àqueles que arcaram com limpeza da caixa d’água, entre outros relacionados.
Neste sentido, o desconto não será automático. Assim, é preciso abrir uma solicitação, anexando o que pode ser usado como prova, como fotos, vídeos e, principalmente, o documento que demonstre o gasto, como notas fiscais.
Reunindo os itens, o processo é feito enviando um e-mail para [email protected], canal disponibilizado pela Companhia de Saneamento para analisar e dar a tratativa conveniente.
O mesmo caminho deve ser seguido para aqueles que não concordarem com o eventual desconto que receberá na fatura, conforme o prometido. Neste caso, também é necessário reunir provas para comprovar o dano mais complexo do que for considerado.
O presidente da Agência Reguladora Municipal (ARM), Robson Torres, confirmou o passo a passo à reportagem, dizendo que o órgão vai lutar para que todo mundo seja ressarcido. “É nossa obrigação acompanhar”, afirmou.
Questionada, a Saneago respondeu sobre a previsão de tempo de resposta máximo. “As solicitações de ressarcimento serão analisadas e respondidas em até 90 dias, a depender da complexidade de cada caso”, informaram.
90% da cidade
Segundo a ARM, o reembolso alcançará 12.762 famílias do município com isenção do pagamento da fatura de água e outras 137.476 receberão descontos de 2,49% a 30%, correspondendo a R$ 2.733.521,73.
Segundo uma nota técnica da Saneago, o ressarcimento abrangerá cerca de 90% do total dos usuários anapolinos.