Goiás registra mais de 30 falhas em assistência à saúde por dia
Pesquisa foi feita com base em informações fornecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


Entre incontáveis números de atendimentos realizados diariamente, falhas durante a assistência à saúde são eventos considerados no macro universo da prestação do serviço.
Entre agosto de 2023 e julho de 2024, o Brasil contabilizou 295.355 mil falhas nesse sentido, sendo que Goiás contabilizou 12.227 delas, ou seja, mais de 30 por dia, considerando o período.
Os dados foram levantados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com base em informações fornecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As mais comuns foram erros durante a assistência médica (3.731); envolvendo cateter venoso (1.543) e lesão por pressão (1318), eventos que influenciam em dano ou risco ao paciente.
Contudo, nesse mesmo período também houve registros de 87 mortes. E, disparadamente, as falhas durante a assistência à saúde foi a que mais gerou as fatalidades (55 ocasiões).
Na sequência, falhas durante procedimento cirúrgico (07) ficou em 2º lugar, seguida por broncoaspiração, falhas no cuidado/proteção do paciente e eventos adversos relacionados à hemodiálise ( todas com 04). A tabela completa pode ser conferida a seguir.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!