Psicólogo explica sobre impactos da geração Z no meio corporativo: “não gostam do trabalho, viram as costas e vão embora”

Apesar de diferenciais ante a geração passada, especialista destacou que os Z's têm muito a oferecer

Davi Galvão Davi Galvão -
Jadson Medeiros, psicólogo com MBA em Desenvolvimento Humano, Psicologia Positiva e Bem-estar nas organizações e gerente de Recursos Humanos da Yutá Inc. (Foto: Divulgação)
Jadson Medeiros, psicólogo com MBA em Desenvolvimento Humano, Psicologia Positiva e Bem-estar nas organizações e gerente de Recursos Humanos da Yutá Inc. (Foto: Divulgação)

Por mais que a geração Z – formada por jovens nascidos entre 1995 e 2010 – tenha ganhado uma “má-fama” no ambiente corporativo, não há muita escapatória e as empresas já estão tendo de se adaptar a essa nova força de trabalho.

Tanto é que, até o fim de 2025, a geração Z representará 30% dos empregados globais, segundo dados da consultoria McKinsey. Atualmente, esse grupo já corresponde a 25% dos profissionais ativos no mundo.

Conforme estudos, os Z´s tendem a promover uma disruptura em relação a outras gerações e o mercado de trabalho. Isso porque, há uma tendência que esse público priorize a vida pessoal em detrimento da ascensão profissional.

Por conta disso, cerca de 62% deles não desejam ocupar cargos de gestão, além de também serem marcados pelo imediatismo:

“E eles não tem muito problema quanto a mudanças, se não deu certo, não gostaram do trabalho, viram as costas e vão embora. São desapegados”, diz Jadson Medeiros, psicólogo com MBA em Desenvolvimento Humano, Psicologia Positiva e Bem-estar nas organizações.

Apesar dos desafios de adaptação, Jadson destaca que os Z’s têm muito a oferecer. “Eles se engajam profundamente quando existe alinhamento de valores com a empresa. São multitarefas, lidam bem com mudanças e têm uma mentalidade mais flexível, diferente da geração X, que é mais resistente por ter crescido em um mundo com transformações mais lentas”, compara.

E na prática?

Na Yutá Inc., onde Jadson atua como gerente de RH, 35% dos colaboradores têm até 30 anos e a empresa já desenvolve estratégias para acolher esse público.

“O primeiro passo é conectar o colaborador ao propósito da organização, ainda no processo seletivo. Esse alinhamento é incentivado pela própria liderança, que também é jovem”, afirma.

Entre as práticas internas da Yutá está o Projeto Cumbuca – um “clube do livro” voltado ao autodesenvolvimento pessoal e profissional. A companhia também aposta em planos de carreira e desenvolvimento individual. “O objetivo é engajar os jovens tanto com o propósito da empresa quanto com o seu próprio”, pontua Jadson.

A assistente de marketing Renata Elvira de Andrade Carvalho, 27 anos, é um exemplo da integração da geração Z ao ambiente de trabalho da Yutá.  Após se formar em radiologia técnica sem grande afinidade com a área, ela perdeu o emprego durante a pandemia. Foi então que ingressou na empresa como recepcionista, passando por funções comerciais até chegar à equipe de marketing.

Renata Elvira, 27 anos, assistente de marketing, fala das incertezas durante o início da carreira profissional. (Foto: Divulgação)

Renata Elvira, 27 anos, assistente de marketing, fala das incertezas durante o início da carreira profissional. (Foto: Divulgação)

“Participar do Projeto Cumbuca me ajudou a entender meu papel e me conectar com a empresa”, afirma. Hoje, ela se sente realizada com a rotina mais dinâmica e planeja seguir na área. “Trabalhar com algo que a gente não gosta é péssimo. Quando não nos identificamos com a função, não faz sentido continuar”, resume.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade