Cientistas brasileiros descobrem que nova espécie de cobra pode ser a maior do mundo
Descoberta pode mudar o recorde mundial. Cobra mede quase 7 metros e é mais pesada que uma sucuri comum


Uma descoberta feita por cientistas brasileiros e europeus pode reescrever os livros de biologia. Uma nova espécie de cobra gigante foi identificada na região amazônica e pode ser a maior do mundo.
A nova espécie foi batizada de Eunectes akayima, uma parente próxima da famosa sucuri-verde (Eunectes murinus), que até então detinha o título de maior cobra do planeta.
Cientistas brasileiros descobrem que nova espécie de cobra pode ser a maior do mundo
O animal foi encontrado por pesquisadores em áreas remotas da floresta. Ele impressiona não só pelo comprimento – que pode chegar a quase 7 metros – mas também pelo peso. Em comparação com a sucuri-verde, a nova espécie pode ser até 70% mais pesada.
O estudo que revelou a descoberta foi publicado na revista científica Diversity. Nele, os cientistas explicam que a nova cobra tem diferenças genéticas e físicas claras em relação à espécie já conhecida. Elas incluem variações na coloração da pele, no formato do crânio e até na forma como o animal se movimenta.
Segundo os especialistas, a identificação da nova espécie é resultado de um trabalho de mais de 15 anos. O estudo foi liderado por Freek Vonk, um dos herpetologistas mais renomados da Europa, em parceria com instituições brasileiras como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A descoberta reforça a importância da Amazônia como um dos maiores centros de biodiversidade do planeta. E também mostra que ainda há muito a ser explorado na floresta tropical.
Se confirmada como a maior cobra do mundo, a Eunectes akayima deve assumir o posto de um dos animais mais impressionantes da natureza.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo online e em tempo real para você!