Placa de trânsito com desenho de câmera: o que significa e por que motoristas estão sendo multados
Cidades começaram a ampliar a fiscalização por videomonitoramento em cruzamentos e entradas urbanas

Motoristas de várias cidades brasileiras começaram a perceber placas com desenho de câmera instaladas perto de semáforos, cruzamentos e avenidas movimentadas.
Embora muita gente ainda tenha dúvida sobre o significado, a sinalização indica que o trecho pode ter fiscalização de trânsito por videomonitoramento.
Na prática, isso significa que agentes de trânsito podem acompanhar imagens em tempo real e registrar infrações cometidas pelos condutores.
- Como desembaçar o vidro do carro em segundos com um truque caseiro que muitos motoristas não conhecem
- Raimundo Costa, açougueiro há 20 anos: “Carne moída boa para hambúrguer não é a mais magra; o ponto certo é 20% de gordura, senão resseca na chapa”
- Minha vó sempre colocava na máquina de lavar: “Uma tampinha de Pinho Sol e você nunca mais vai parar de usar”
Portanto, a câmera não serve apenas para segurança: ela também pode ser usada para gerar autuações, desde que a via esteja devidamente sinalizada.
Afinal, o que essas câmeras realmente fiscalizam?
As câmeras de videomonitoramento podem flagrar diferentes infrações de trânsito. Entre as mais comuns estão avanço de sinal vermelho, conversões proibidas, parada irregular, desrespeito à sinalização e irregularidades em cruzamentos.
Além disso, dependendo da posição e da qualidade da imagem, os equipamentos também podem identificar condutores sem cinto de segurança ou usando o celular ao volante. Ou seja, atitudes que muitos motoristas acreditam passar despercebidas podem acabar registradas pelas câmeras.
Câmera de trânsito pode multar?
Sim. A fiscalização por videomonitoramento é permitida pela Resolução Contran nº 909/2022. A norma autoriza a autuação de condutores e veículos quando infrações forem detectadas online por sistemas de câmeras.
No entanto, existe uma exigência importante: o trecho monitorado precisa ter sinalização informando sobre a fiscalização. Por isso, a placa com desenho de câmera serve justamente para avisar o motorista de que aquela via pode estar sendo observada.
Multa não é automática em todos os casos
Apesar disso, a presença da câmera não significa que o sistema vai multar toda infração automaticamente.
Pela regra, a autoridade ou o agente de trânsito responsável deve fazer a autuação com base na irregularidade observada pelo sistema.
Além disso, o auto de infração deve informar que a fiscalização constatou a irregularidade por videomonitoramento.
Dessa forma, o equipamento funciona como apoio à fiscalização, mas a autuação deve seguir as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Uso do celular e falta de cinto chamam atenção
Entre as infrações que mais preocupam estão o uso do celular ao volante e a falta do cinto de segurança. Isso porque as câmeras instaladas em pontos estratégicos podem ter ângulo suficiente para mostrar o interior do veículo.
Assim, mesmo sem abordagem presencial, a fiscalização pode autuar o motorista quando identificar a infração de forma clara pelas câmeras. O mesmo vale para motociclistas que avançam o sinal, trafegam em local proibido ou desrespeitam regras de circulação.
Fiscalização deve crescer no Brasil
Nos últimos anos, cidades brasileiras passaram a investir mais em monitoramento eletrônico para reduzir acidentes, organizar o trânsito e reforçar a segurança urbana.
Por isso, placas com desenho de câmera devem se tornar cada vez mais comuns. Para os motoristas, o alerta é simples: além de observar semáforos e placas, também é importante lembrar que infrações dentro do veículo podem ser vistas pelas câmeras.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!







