Primeiro pedágio sem cancela começa a funcionar em Goiás; confira os locais e os valores

Sistema eletrônico identifica automaticamente os veículos por meio da leitura da placa ou da TAG eletrônica instalada no para-brisa.

Lara Duarte -
Primeiro pedágio sem cancela começa a funcionar em Goiás; confira os locais e os valores
Pedágio eletrônico vai operar nas BRs-060 e 452. (Foto: Reprodução)

O primeiro pedágio sem cancela de Goiás começa a funcionar nesta quarta-feira (27) nas rodovias BR-060 e BR-452, no trecho entre Goiânia e Itumbiara, passando por Rio Verde.

O sistema eletrônico identifica automaticamente os veículos por meio da leitura da placa ou da TAG eletrônica instalada no para-brisa.

A cobrança será feita em sete pontos distribuídos entre Abadia de Goiás, Indiara, Acreúna, Rio Verde, Goiatuba e Bom Jesus de Goiás. Para veículos de passeio, as tarifas variam entre R$ 3,90 e R$ 18,80.

Como vai funcionar o novo pedágio eletrônico

Os pórticos instalados sobre as rodovias contam com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar os veículos sem que o motorista precise reduzir a velocidade ou parar para efetuar o pagamento.

Nos veículos pesados, os sensores também fazem a contagem automática dos eixos para calcular corretamente o valor da tarifa. Já as motocicletas não pagarão pedágio.

Após passar pelo pórtico, o motorista terá até 30 dias para realizar o pagamento. A quitação poderá ser feita de quatro formas: TAG, aplicativo Rota Verde, site oficial da concessionária ou totens instalados nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs).

O modelo chamado Free Flow promete maior fluidez no trânsito e mais segurança viária, principalmente em trechos com grande circulação de veículos.

Ao longo dos 426 quilômetros administrados pela Rota Verde Goiás, serão quatro pontos de pedágio na BR-060 e três na BR-452, totalizando 11 pórticos. Como a BR-060 é duplicada, cada ponto possui dois pórticos, um para cada sentido da via.

Motoristas com TAG ativa terão direito ao Desconto Básico da Tarifa (DBT), que garante abatimento de 5% em todas as passagens.

Também será aplicado o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para veículos de passeio. Dependendo da quantidade de passagens pelo mesmo pórtico ao longo do mês, a redução poderá variar entre 20% e 90%.

No pórtico de Acreúna, por exemplo, a tarifa para carros começa em R$ 11,40 e pode cair para apenas R$ 0,60 na 30ª passagem do mês. Em Santa Helena, o valor inicial de R$ 7,51 pode ser reduzido para R$ 0,75.

Já em Abadia de Goiás, a tarifa de R$ 3,90 pode cair para R$ 2,95 na 30ª passagem mensal.

Segundo a concessionária, todo o cálculo será feito automaticamente pelo sistema da TAG, sem necessidade de solicitação por parte do motorista.

O não pagamento dentro do prazo de 30 dias será considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo após a penalidade, o valor do pedágio continuará sendo cobrado.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!

Lara Duarte

Jornalista e pós-graduanda em Ciência Política, com atuação em jornal impresso, assessoria de comunicação e produção, reunindo experiência em diferentes frentes da comunicação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.