Campanha Maio Amarelo movimenta Goiânia com ações de educação e respeito no trânsito

Balanço revela como Prefeitura de Goiânia uniu poder público e sociedade ao longo de maio para transformar informação em hábitos seguros

Portal 6 Publieditorial -
Campanha Maio Amarelo movimenta Goiânia com ações de educação e respeito no trânsito
(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia aderiu ao movimento internacional Maio Amarelo com uma programação que, neste ano, incluiu dezenas de palestras, blitzes, caminhadas, simulações e intervenções urbanas. As ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) em parceria com diversos órgãos, buscaram aumentar a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, com foco especial na educação para o trânsito de crianças e adultos.

A campanha de 2026, sob o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, propôs uma reflexão coletiva sobre empatia, respeito e responsabilidade compartilhada nas vias, reforçando a integração entre o poder público e a sociedade. Por meio de atividades em escolas, empresas, hospitais, condomínios e espaços públicos, a gestão municipal apostou na conscientização para fomentar mudanças de comportamento e transformar informação em hábitos seguros.

Balanço

O início oficial da campanha Maio Amarelo 2026 ocorreu no dia 4 de maio, com a Caminhada pela Paz no Trânsito. O trajeto, iniciado na Escola Municipal Integral Juscelino Kubitschek com destino à Praça Professor Gumercindo Inácio Ferreira, no Setor Coimbra, reuniu cerca de 170 crianças, o prefeito Sandro Mabel e outras autoridades. Durante a abertura oficial, os alunos formaram um grande laço humano, símbolo do movimento.

788114-20260528-180325-d050d0
788114-20260528-180327-fdc243
788114-20260528-180329-21fb25
788114-20260528-180325-d050d0
788114-20260528-180327-fdc243
788114-20260528-180329-21fb25

Palestras e Blitzes Educativas

A partir de 7 de maio, a iniciativa “Compartilhar é Respeitar: A Via é de Todos” fez parte de diversas ações em blitz educativa que teve o objetivo de orientar condutores sobre a importância de manter a distância mínima de 1,5 metro ao ultrapassar ciclistas.

Além disso, outras ações foram feitas em faixas de pedestre e pontos de Direita Livre, em que motoristas e pedestres receberam instruções sobre o uso correto da faixa e os cuidados necessários na conversão livre, incentivando travessias seguras e atenção redobrada.

Hospitais, escolas e empresas receberam os agentes de trânsito em palestras que traziam informações sobre dirigir com cuidado e as consequências que o motorista imprudente pode ter. E a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, por meio de sua Coordenadoria de Trânsito, também promoveu palestras educativas. Com o mote “No trânsito, escolha a vida. Sua decisão no volante pode salvar famílias inteiras”, os encontros abordaram comportamento preventivo, direção defensiva, respeito às normas de circulação e os impactos sociais dos acidentes de trânsito.

Simulações

Em 9 de maio, uma simulação de capotamento foi instalada no Parque Vaca Brava, atraindo a atenção de frequentadores. O equipamento, que gira até ficar invertido, permitiu que o público sentisse o impacto e compreendesse a eficácia do cinto de segurança. A atividade também demonstrou as principais causas de acidentes desse tipo, como excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, manobras bruscas e distração ao volante.

O Maio Amarelo também chegou à Pecuária de Goiânia, entre 14 e 24 de maio. Em um estande interativo, crianças brincavam em um jogo humano que incentiva as boas práticas no trânsito. No estande também foram disponibilizados os óculos simuladores de embriaguez. O recurso interativo permitiu aos participantes visualizar os efeitos do álcool no organismo e os riscos associados à condução de veículos.

No dia 12 de maio, o projeto “Detranzinho” levou atividades lúdicas ao hall do Centro Cultural Marietta Telles Machado. Por meio de maquetes e dinâmicas interativas, as crianças aprenderam noções fundamentais de sinalização, convivência segura e comportamento cidadão nas vias.

Cursos

A Prefeitura de Goiânia realizou ainda mais uma edição do curso de Direção Defensiva, aberto a interessados e a servidores que atuam como motoristas oficiais. A capacitação incluiu temas como legislação de trânsito, primeiros socorros e segurança do trabalho, com ênfase no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Com carga horária de 16h distribuídas em dois dias, o curso já formou sete turmas, totalizando 140 pessoas capacitadas. As turmas são limitadas a 25 alunos para garantir melhor aproveitamento. Ao final, os participantes recebem certificados que contam como qualificação profissional na administração pública.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias da grande Goiânia!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.