Goiânia terá nova UBS com investimento de R$ 6,4 milhões; saiba como será a unidade

Espaço contará com 19 consultórios, sendo quatro ginecológicos, sete odontológicos, três multiprofissionais e cinco para atendimentos médicos e de enfermagem

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Goiânia terá nova UBS de R$ 6,4 milhões; veja como será a unidade
Imagem ilustrativa de atendimento na rede municipal de saúde em Goiânia. (Foto: Divulgação)

O prefeito Sandro Mabel (UB) assinou, nesta sexta-feira (19), a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Grajaú, localizado na região Sudoeste de Goiânia.

A nova estrutura terá investimento de R$ 6,4 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério da Saúde.

A empresa responsável pela obra terá até dez dias para iniciar os trabalhos, e a previsão da Prefeitura é que a unidade seja concluída em até 18 meses.

Com cerca de mil metros quadrados, a UBS Grajaú será classificada como porte 5, considerado o maior e mais completo modelo de unidade básica de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a administração municipal, a nova estrutura foi projetada para ampliar o atendimento na atenção primária e oferecer serviços de saúde mais próximos dos moradores da região.

O espaço contará com 19 consultórios, sendo quatro ginecológicos, sete odontológicos, três multiprofissionais e cinco destinados a atendimentos médicos e de enfermagem.

Além disso, a unidade terá Sala Lilás para acolhimento de mulheres em situação de violência, pontos de telessaúde, espaço para amamentação, sala de espera com capacidade para 72 pessoas e áreas voltadas para práticas coletivas.

Durante a assinatura da ordem de serviço, Sandro Mabel destacou que a UBS é uma demanda antiga dos moradores do Grajaú e reforçou a importância de ampliar a rede de atenção básica na capital.

Carretas de oftalmologia

A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (19) durante a apresentação de duas carretas do programa Agora Tem Especialistas, que vão permanecer por 45 dias na capital oferecendo consultas, exames oftalmológicos e cirurgias de catarata para pacientes da rede pública.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, as unidades móveis terão capacidade para realizar 100 consultas e 100 cirurgias por dia. Os atendimentos serão destinados a pacientes que já aguardavam na fila do município e serão agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Consultórios atenderão pacientes na fila para atendimento em Goiânia. (Foto: Divulgação)

De acordo com o Ministério da Saúde, uma das carretas será responsável pelas consultas e exames, enquanto a outra ficará encarregada dos procedimentos cirúrgicos. Após a cirurgia, os pacientes receberão acompanhamento da equipe médica contratada pelo programa.

A expectativa da administração municipal é reduzir ainda mais a fila por atendimentos oftalmológicos. Conforme a Prefeitura, cerca de 85 mil pessoas aguardavam por cirurgias na área no início da gestão, número que atualmente está entre 10 mil e 15 mil pacientes.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Augusto Araújo

Augusto Araújo

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, é editor do Portal 6. Já atuou em veículos como o Jornal Opção e tem experiência em assessoria de comunicação. Apaixonado por esportes, preza pela apuração rigorosa, pela clareza na informação e pelo compromisso com o interesse público.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.