Após alerta em ferro-velho, Anápolis prepara plano pioneiro para enfrentar riscos químicos, biológicos e radiológicos

Iniciativa deve envolver entidades como FAB, Bombeiros, Polícia Militar (PM), órgãos municipais e outros setores que possam atuar em ocorrências do tipo

Gustavo de Souza -
Anápolis reivindica pioneirismo em Plano de Contingência após detecção de equipamentos de raio-X
Plano deve definir ações para atendimentos envolvendo materiais químicos, biológicos, radiológicos e nucleares em Anápolis (Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)

Após quatro equipamentos de raio-X serem encontrados em um ferro-velho de Anápolis, a Prefeitura anunciou a elaboração de um Plano de Contingência Conjunto, focado em situações químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, e apontado como pioneiro na região.

A proposta surgiu de uma reunião realizada na quarta-feira (24), com representantes do Exército, da Força Aérea Brasileira (FAB), do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Em entrevista ao Portal 6, o diretor de Vigilância em Saúde, Daniel Soares, destacou que o protocolo não será voltado apenas para casos de suspeita de radioatividade. O documento deve abranger ocorrências envolvendo agentes biológicos, produtos químicos e diferentes tipos de resíduos.

O diretor também afirmou que a iniciativa deve envolver entidades como FAB, Bombeiros, Polícia Militar (PM), órgãos municipais e outros setores que possam atuar em ocorrências do tipo.

O Exército deve servir como referência técnica para o projeto, por meio da estrutura de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

A Prefeitura também pretende realizar treinamentos com servidores, militares e trabalhadores que possam atuar em atendimentos dessa natureza.

Essa medida busca evitar que agentes cheguem a locais de risco sem saber quais procedimentos devem ser adotados, garantindo, ao mesmo tempo, a segurança e a capacitação desses profissionais.

O que o plano traz de novo

O pioneirismo do protocolo, segundo Daniel, está na proposta de reunir diferentes instituições em um mesmo documento de atuação.

“Planos de contingência existem em alguns lugares, mas são individualizados. É um das Forças Armadas, ou do Exército, ou da Aeronáutica, ou dos Bombeiros. A novidade trazida é a integração desses agentes”, declarou Daniel.

O diretor afirmou que a prefeitura pretende montar um grupo de trabalho para definir as atribuições de cada instituição. “Cada setor vai colocar suas especificidades, o que cada um faz dentro desse assunto”, pontuou.

O projeto, no entanto, ainda está na fase de idealização, e não tem data definida para ser implementado.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gustavo de Souza

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e repórter do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias