Adeus, ferro de passar: a técnica de estender as roupas no varal que elimina os amassados, segundo lavanderias
Pequenos cuidados logo após a lavagem podem mudar o caimento das peças e evitar um trabalho que muita gente detesta

Estender as roupas no varal do jeito correto pode reduzir bastante os amassados e, em alguns casos, eliminar a necessidade de usar o ferro de passar.
O segredo começa assim que a máquina termina a lavagem. Quanto mais tempo as peças ficam emboladas dentro do tambor, mais marcas aparecem no tecido.
Por isso, retire as roupas rapidamente, sacuda cada item e alise as costuras com as mãos antes de pendurar.
Pendure as peças pesadas perto da janela
Calças jeans, tapetes e toalhas demoram mais para secar. Portanto, coloque esses itens na parte do varal que recebe mais vento ou luz natural.
Além de acelerar a secagem, a circulação de ar ajuda a evitar o cheiro de roupa úmida.
No entanto, não encoste uma peça na outra. Deixe espaço suficiente para o ar passar entre os tecidos.
Use cabides nas roupas que amassam mais
Camisas, vestidos, blusas sociais e peças de tecidos delicados devem secar em cabides.
Antes de pendurar, ajeite as mangas, a gola e as costuras. Em seguida, feche o primeiro botão das camisas para manter o formato.
Dê preferência aos cabides com pontas arredondadas. Assim, eles não deixam marcas nos ombros.
Evite pregadores em locais visíveis
Camisetas, regatas e camisas polo podem ganhar marcas profundas quando o pregador fica no lugar errado.
Caso seja necessário usá-lo, prenda a peça em uma área menos visível, como debaixo do braço ou na barra.
Além disso, não torça as roupas com força. Esse hábito cria vincos e pode deformar tecidos mais sensíveis.
Coloque as peças escuras do avesso
Roupas pretas, coloridas ou sociais devem ir para o varal do avesso, principalmente quando recebem sol direto.
Dessa forma, o lado externo fica mais protegido contra manchas e desbotamento.
O cuidado também ajuda a conservar estampas e detalhes do tecido por mais tempo.
Blusas de lã exigem atenção
Blusas de lã não devem ficar dobradas diretamente sobre uma corda fina. O peso da água pode marcar ou deformar a peça.
Nesse caso, coloque uma toalha fina sobre o varal. Depois, estenda a blusa por cima, distribuindo o peso.
Outra opção é deixar a roupa secar na horizontal sobre uma superfície limpa e ventilada.
Sacudir a roupa faz diferença
Antes de levar qualquer peça ao varal, segure-a pelas extremidades e dê algumas sacudidas.
Depois, passe as mãos pelo tecido para abrir dobras e alinhar barras, mangas e bolsos.
Assim, a roupa seca no formato correto e acumula menos vincos. Quando estiver completamente seca, retire-a do varal e dobre imediatamente.
Com esses cuidados, muitas camisetas, vestidos e roupas do dia a dia podem ir direto para o armário. Portanto, o ferro de passar fica reservado apenas para as peças mais difíceis.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!








