Com ou sem casaco? Previsão do tempo mostra que temperaturas podem ir de 12°C a 35°C em Goiás
Fim de semana ainda é marcado por baixa umidade, ventos fortes e risco de incêndio em algumas cidades do estado

Moradores de Goiás que estão se preparando para o final de semana precisarão checar a previsão do tempo antes de sair de casa, porque as temperaturas podem oscilar de 12°C a 34°C em poucas horas.
O aviso é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que apontou quais devem ser as condições neste sábado (08).
Segundo o órgão, a porção Centro-Sul do estado deve encarar temperaturas amenas, enquanto a região Centro-Norte encontra aumentos rápidos nos termômetros, com máximas bem elevadas à tarde.
A maior variação térmica é esperada no Leste goiano, onde estão Pirenópolis e o Entorno do Distrito Federal (DF). Ali, o dia começa com 12°C, mas pode chegar a 34°C.
O Centro do estado, onde ficam Goiânia e Anápolis, passa por condições semelhantes: os termômetros vão de 14°C a 35°C.
Nas regiões Sul e Sudoeste, moradores enfrentam de 14°C a 34°C. É o caso das cidades de Rio Verde, Jataí, Itumbiara e Quirinópolis, por exemplo.
Já nas porções Norte e Oeste de Goiás, atingindo Porangatu e a Chapada dos Veadeiros, as oscilações são menores, mas o sábado é mais quente. O dia começa com 19°C e alcança 37°C em poucas horas.
Baixa umidade
Além do calor, algo que chama atenção é o nível da umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem dois alertas disto para o sábado.
Na maior parte do estado, a previsão é de que a umidade fique entre 12% e 20%. Em alguns outros municípios, mais ao Sul e Sudoeste, a expectativa é de que os índices marquem entre 20% e 30%.
No domingo (09), o alerta é de perigo potencial, de 12% a 20%, para todas as 246 cidades. O cenário pode ressecar a pele, causar desconforto nos olhos, boca e nariz, mas também aumenta o risco de incêndios florestais.
De acordo com o Cimehgo, Goiânia e outros 13 municípios estão sob risco de incêndios por conta do “fator 30-30-30”. Ele acontece quando há mais de 30°C, umidade abaixo de 30% e vento moderado ou forte.
A lista inclui Campos Belos, Chapadão do Céu, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Formoso, Guarani de Goiás, Jataí, Mambaí, Mineiros, Posse, São Domingos, Serranópolis e Sítio d’Abadia.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!







