Começa a construção da ponte sobre o Araguaia que vai ligar ferrovia de Goiás ao Mato Grosso

Estrutura terá cerca de 1,6 km de extensão e faz parte da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que prevê conexão com a Ferrovia Norte-Sul

Lara Duarte Lara Duarte -
A ponte terá cerca de 1,6 km de extensão sobre o Rio Araguaia. (Foto: Reprodução/Instagram/@edverton_monte)
A ponte terá cerca de 1,6 km de extensão sobre o Rio Araguaia. (Foto: Reprodução/Instagram/@edverton_monte)

Começou a construção da ponte ferroviária sobre o Rio Araguaia que vai conectar a malha ferroviária de Goiás ao Mato Grosso.

A estrutura está sendo implantada entre os municípios de Aruanã, no Noroeste goiano, e Cocalinho (MT), e faz parte da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).

Com aproximadamente 1,6 km de extensão, a ponte será uma das principais estruturas do trecho da FICO entre Mara Rosa, em Goiás, e Água Boa, no Mato Grosso, que possui cerca de 383 quilômetros.

A nova ligação ferroviária deverá ampliar a conexão entre Goiás e o leste de Mato Grosso e contribuir para o transporte da produção agrícola do Centro-Oeste.

A FICO foi planejada para integrar a região à Ferrovia Norte-Sul, permitindo que cargas produzidas no Centro-Oeste tenham acesso à malha ferroviária que leva a diferentes regiões e aos portos brasileiros.

A construção da ponte sobre o Araguaia representa uma etapa importante para a implantação desse corredor ferroviário, que pretende ampliar as alternativas para o transporte de grãos e outras mercadorias produzidas na região.

As obras já alteram a paisagem na área entre Aruanã e Cocalinho, onde a estrutura começa a tomar forma sobre o rio.

Ferrovia de Integração Centro-Oeste

O trecho entre Mara Rosa e Água Boa é considerado estratégico para ampliar a conexão ferroviária entre Goiás e Mato Grosso.

Ao longo de aproximadamente 383 quilômetros, a FICO deverá formar uma ligação com a Ferrovia Norte-Sul e criar uma nova rota para o escoamento da produção do Centro-Oeste.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Lara Duarte

Lara Duarte

Jornalista e pós-graduanda em Ciência Política, com atuação em jornal impresso, assessoria de comunicação e produção, reunindo experiência em diferentes frentes da comunicação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias