Prefeitura de Goiânia inicia obras para desafogar trânsito no Hugol e anuncia R$ 8,6 milhões para recapear 40 vias

Intervenção na rotatória deve atingir diretamente cerca de 24 mil motoristas, que passam pelo local diariamente

Rotatória em frente ao Hugol, em Goiânia, vai passar por intervenção para melhorar fluidez do trânsito.
Rotatória em frente ao Hugol, em Goiânia. (Foto: Alex Malheiros/Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia iniciou neste sábado (22) as obras de intervenção para desafogar o trânsito na região do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A proposta é trocar a rotatória existente por um cruzamento com semáforos.

Atualmente, a rotatória tem sido encarada como “um ponto de estrangulamento muito grande”, nas palavras do prefeito Sandro Mabel (UB). Isso porque une o tráfego que vem da GO-070, da Avenida Coronel Joaquim Lúcio e da Avenida Anhanguera, inclusive com a passagem de veículos pesados.

Por conta do encontro com a rodovia, o trecho não estaria, inicialmente, sob a responsabilidade da Prefeitura de Goiânia. Por isso, foi necessário firmar uma parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) para que a intervenção fosse possível.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

Mabel explica: a rotatória “está na GO-070, que é da Goinfra, mas fizemos um acordo com a Goinfra porque impacta todo o trânsito urbano”. A estimativa é de que 24 mil veículos transitem pelo trecho diariamente.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) prevê que o projeto fique pronto em até 45 dias. A proposta inclui novos acessos, implantação de cruzamentos semaforizados e a criação de um sistema binário – ou seja, sentidos únicos em duas ruas próximas.

Mudanças

Ambulâncias que precisam sair ou chegar ao Hugol terão um desvio na primeira rua durante o período da obra.

Já veículos pesados deverão seguir pela Avenida Anhanguera até o Viaduto José Alves Fernandes Filho, fazer o retorno e continuar o percurso.

Segundo a Seinfra, será implantado um novo retorno próximo ao Parque Nova Esperança. A ligação com a GO-070 deve ser organizada com sinalização viária e semáforo.

A partir daí, a Avenida Coronel Joaquim Lúcio passa a operar em sentido único para quem entra no Jardim Nova Esperança. No sentido contrário, em direção à rodovia, o fluxo será direcionado para a nova via, ao lado do parque.

O plano também inclui fazer a pavimentação e estruturação de aproximadamente um quilômetro em pista dupla para a Joaquim Lúcio.

Para motoristas que descem pela Anhanguera e precisam retornar, vai ser possível acessar a Joaquim Lúcio, seguir pela Rua 42 e utilizar a nova pista próxima ao parque. No cruzamento semaforizado, será possível acessar a GO-070 ou retornar à Anhanguera.

Cenário geral

O fim da rotatória do Hugol não é a única intervenção que a Prefeitura de Goiânia planeja para o trânsito. Mabel destacou, por exemplo, a metronização e os corredores. Estes últimos devem estar concluídos até julho de 2028.

Neste sábado, o prefeito também assinou a ordem de serviço para a recuperação de 40 vias do Setor Fonte das Águas, na região Noroeste da cidade. O investimento será de R$ 8,6 milhões, com obra executada pelo Consórcio Recape Gyn.

A expectativa da Prefeitura é de que 18,8 quilômetros de ruas e avenidas recebam o serviço. Segundo o gestor, “este é o primeiro bairro que a Prefeitura de Goiânia faz o recapeamento de todas as ruas”.

Os trabalhos incluem fresagem do pavimento, reconstrução da base nos trechos comprometidos, aplicação de pintura de ligação, e implantação de uma nova camada de concreto.

A Seinfra estima já ter recuperado 450 quilômetros de via por meio do Programa Asfalto Novo, em 75 bairros da capital. Atualmente, há equipes atuando em 11 setores.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Natália Sezil

Natália Sezil

Chegou no Portal 6 como estagiária de jornalismo e foi promovida a repórter. Apaixonada por boas histórias, gosta de ouvir as pessoas, entender contextos e transformar relatos em narrativas que informam e conectam o público.