Concurso público aguardado há mais de 10 anos é autorizado e terá vagas para níveis médio e superior

Novo certame prevê 150 oportunidades e marca a retomada das seleções do órgão após mais de uma década sem concurso público

Gabriel Yuri Souto Gabriel Yuri Souto -
Concurso em Goiás abre vagas com salários de até R$ 21 mil
Imagem ilustrativa de candidatos realizando prova de concurso. (Foto: Reprodução)

Um concurso público com vagas para níveis médio e superior foi autorizado no Rio de Janeiro e deve movimentar candidatos que aguardavam uma nova seleção há mais de uma década.

O Governo do Estado autorizou um novo concurso para o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Ao todo, o órgão oferecerá 150 vagas para diferentes áreas do quadro de pessoal.

Seleção após 13 anos

O último concurso do Inea aconteceu em 2013. Portanto, a nova seleção chega após um intervalo de 13 anos sem novo certame.

Na ocasião anterior, o órgão também abriu oportunidades para candidatos de níveis médio e superior.

Além disso, o governo publicou a autorização da nova seleção no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (23).

O aval veio depois de manifestações técnicas favoráveis das áreas responsáveis pela análise orçamentária do governo estadual.

Próximos passos

Com a autorização formalizada, o processo entra agora nas etapas administrativas que antecedem a publicação do edital.

Entre elas, o governo ainda precisa definir e contratar a banca organizadora, que ficará responsável pela condução do concurso.

Depois disso, a expectativa é de divulgação do edital nos próximos meses.

No entanto, o material-base ainda não informa quais cargos estarão disponíveis, como ocorrerá a distribuição das 150 vagas ou quais salários o concurso oferecerá.

Por isso, esses detalhes devem aparecer apenas quando o governo ou a futura banca organizadora divulgar novas informações.

O que faz o Inea

O Instituto Estadual do Ambiente atua na execução de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, aos recursos hídricos e às áreas florestais do Rio de Janeiro.

Além disso, o órgão funciona como autarquia especial e possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A criação do instituto também reuniu estruturas que antes pertenciam à Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente, à Superintendência Estadual de Rios e Lagoas e ao Instituto Estadual de Florestas.

Assim, o concurso público com vagas para níveis médio e superior deve reforçar o quadro técnico do órgão após mais de uma década sem novas seleções.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Yuri Souto

Gabriel Yuri Souto

Formado em Marketing, é especialista em SEO e estratégias de crescimento de audiência. Atua na produção de conteúdo digital, com foco em posicionamento nos mecanismos de busca, análise de desempenho e desenvolvimento de pautas orientadas por dados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.