A técnica infalível de vó para deixar roupas escuras sem pelos, mais limpas e manter a cor por mais tempo sem desbotar

Roupas escuras costumam denunciar qualquer pelo ou fiapo, mas um item simples pode ajudar a deixar a lavagem mais eficiente e preservar a cor

Isabella Cavalcante Isabella Cavalcante -
lavagem de roupas escuras
(Imagem: Ilustração/Inteligência Artificial)

Quem tem roupas pretas ou de outras cores escuras sabe como alguns problemas aparecem com facilidade depois da lavagem. Mesmo limpas, as peças podem sair da máquina cheias de pelos, fiapos e resíduos de sabão.

Além disso, existe outra preocupação: o desbotamento. O atrito entre os tecidos, a água quente e ciclos muito agressivos podem acelerar a perda da aparência original das peças ao longo das lavagens.

Por isso, alguns cuidados antigos continuam fazendo parte da rotina de quem quer conservar as roupas por mais tempo. O técnico de operações João Pedro Lúcio, especialista em serviços de limpeza, recomenda lavar peças pretas separadamente, virá-las do avesso e evitar longos períodos de molho.

Mas existe um detalhe ainda mais simples que pode ser colocado junto com as roupas dentro da máquina: uma esponja de cozinha limpa.

Durante o ciclo, a superfície porosa pode ajudar a reter parte dos pelos, cabelos e pequenos fiapos que se soltam das peças. Assim, menos resíduos tendem a permanecer grudados no tecido.

Para preservar a cor, vale combinar o truque com água fria, ciclo suave e roupas do avesso. Também é importante separar peças escuras de toalhas e tecidos que soltam muitas fibras.

Na hora de escolher a esponja, prefira uma nova, limpa e macia, sem lã de aço ou partes abrasivas. Depois da lavagem, retire os resíduos e descarte o item se começar a se desfazer.

Com esses cuidados, a técnica ajuda a reduzir pelos e fiapos e, ao mesmo tempo, diminui fatores que favorecem o desgaste e o desbotamento das roupas escuras.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Isabella Cavalcante

Isabella Cavalcante

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e estagiária do Portal 6. Atua na equipe desde agosto de 2026.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias