TSE libera apresentações de artistas em atos deste domingo e explica quando um show pode virar propaganda eleitoral irregular

Tribunal rejeitou pedido para proibir eventos em três capitais, mas afirmou que possíveis irregularidades ainda poderão ser investigadas

Gabriel Yuri Souto Gabriel Yuri Souto -
SE libera shows em manifestações
(Foto: Ilustração/Pexels)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter os atos em defesa da democracia previstos para este domingo (18) e rejeitou um pedido para proibir apresentações musicais e o uso de trios elétricos durante as manifestações.

A decisão partiu do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, corregedor-geral eleitoral, após uma ação apresentada pelo partido Novo.

Os eventos estão previstos para Copacabana, no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, com a participação de artistas e movimentos da sociedade civil.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

Entretanto, o Novo alegou que as manifestações poderiam funcionar como atos de campanha em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição.

O partido também argumentou que a presença de artistas poderia caracterizar a realização de showmícios, prática proibida pela legislação eleitoral.

Ao analisar o pedido, o ministro considerou que não existem provas suficientes de que os eventos façam parte da campanha oficial do presidente.

Além disso, Cueva destacou que artistas podem participar de manifestações políticas e expressar suas preferências sem que isso transforme automaticamente os encontros em eventos eleitorais irregulares.

A legislação brasileira proíbe apresentações artísticas destinadas a atrair público para comícios ou promover candidaturas.

Entretanto, segundo o entendimento apresentado pelo ministro, é necessário demonstrar que existe uma ligação entre a apresentação e a promoção eleitoral para caracterizar a irregularidade.

No caso de Copacabana, os organizadores informaram que orientaram os participantes a não fazer pedidos de votos, utilizar jingles ou mencionar números de candidatos durante as apresentações.

Apesar de manter os eventos, o TSE destacou que a decisão não representa uma autorização antecipada para qualquer tipo de propaganda eleitoral.

Dessa forma, a Justiça Eleitoral ainda poderá investigar possíveis irregularidades que venham a acontecer durante as manifestações.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gabriel Yuri Souto

Gabriel Yuri Souto

Formado em Marketing, é especialista em SEO e estratégias de crescimento de audiência. Atua na produção de conteúdo digital, com foco em posicionamento nos mecanismos de busca, análise de desempenho e desenvolvimento de pautas orientadas por dados.